Pastorais e Movimentos

Catequese Batismal

Obs.: Inscrições para a Catequese Batismal e para a celebração do Batismo na secretaria paroquial, Vila Piedade.

 

Independente da religião cristã, o Batismo é um meio pelo qual se introduz um novo membro na comunidade. Assim, para com os demais credos cristãos, para nós católicos o Sacramento do Batismo é o meio pelo qual um indivíduo se torna membro do corpo de Cristo, a sua Igreja. O batismo além de nos tornar membro deste corpo apaga o pecado original e nos dá uma nova vida. Gostaria de convidá-lo a fazer uma reflexão sobre este tema. Vamos lá, uma catequese sobre o Sacramento do Batismo.

 

O SACRAMENTO DO BATISMO

Após a ascensão de Jesus, a Igreja se torna responsável em batizar a todos, que por meio dela se tornam membros do corpo de Cristo. A partir do dia de Pentecostes, a Igreja celebrou e administrou o santo Batismo.
Com efeito, São Pedro declara à multidão impressionada com sua pregação: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão de vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,38). Os Apóstolos e seus colaboradores oferecem o Batismo a todo aquele que crer em Jesus: judeus, tementes a Deus, pagãos. O Batismo aparece sempre ligado à fé: “Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa”, declara São Paulo a seu carcereiro de Filipos. O relato prossegue: “E imediatamente [o carcereiro recebeu o Batismo, ele e todos os seus” (At 16,31-33). (CIC §1226)

Por meio do Batismo uma nova criatura surge com Jesus Cristo, assim como Ele, morrer e ressuscitar. Segundo o apóstolo São Paulo, pelo Batismo o crente comunga na morte de Cristo; é sepultado e ressuscita com ele:
Batizados em Cristo Jesus, em sua morte é que fomos batizados. Portanto, pelo Batismo fomos sepultados com ele na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova (Rm 6,3-4). Os batizados “vestiram-se de Cristo”. Pelo Espírito Santo, o Batismo é um banho que purifica, santifica e justifica. (CIC §1227)

A água, é então, matéria necessária para que se possa realizar o Sacramento do Batismo, é elemento consagrado para que lavados por ela possamos nascer de novo.
A água batismal é então consagrada por uma oração de epiclese (seja no próprio momento, seja na noite pascal). A Igreja pede a Deus que, por seu Filho, o poder do Espírito Santo desça sobre esta água, para que os que forem batizados nela “nasçam da água e do Espírito” (Jo 3,5). (CIC §1238)

A Igreja de Cristo, reconhecendo a importância fundamental do SACRAMENTO DO BATISMO, permite que até mesmo um NÃO BATIZADO, possa ministrar este sacramento do Batismo em caso de urgência. E assim, sermos lavados e levados a salvação.

Quem pode Batizar? São ministros ordinários do Batismo o Bispo e o presbítero e, na Igreja latina, também o diácono. Em caso de necessidade, qualquer pessoa, mesmo não batizada, que tenha a intenção exigida, pode batizar, utilizando a fórmula batismal trinitária. A intenção requerida é querer fazer o que a Igreja faz quando batiza. A Igreja vê a razão desta possibilidade na vontade salvífica universal de Deus e na necessidade do Batismo para a salvação. (CIC §1256)

É importante sabermos que o Sacramento do Batismo, NÃO DEVE SER NEGADO a ninguém que o pede. A Igreja admite que o sacramento do Batismo pode ser válido quando ministrado em outra religião cristã, não necessitando receber o Sacramento do Batismo quando este ingressar para uma comunidade católica.
Quanto aqueles que morreram antes de receber o Sacramento do Batismo, não devemos julgar mas confiar na misericórdia de Deus.

O Sacramento do Batismo, já como diz o Catecismo da Igreja Católica é um meio pelo qual, nós somos inseridos no corpo de Cristo, e assim passando a sermos cristãos. Espero que tenha gostado deste post. Comente, deixe sua dúvida ou ajude a melhorar este blog, muito obrigado. Um forte abraço.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹maio 2018› »