Notícias da Paróquia

Dia de São Geraldo Majela: “Aqui se faz a vontade de Deus como e quando Ele quiser”.

Queridos irmãos e irmãs, devotos de São Geraldo Majela, hoje celebramos o dia de nosso Santo Padroeiro de nosso Santuário e da Comunidade do Bairro Major Lage de Baixo. “Vou fazer-me santo!” é a expressão que resume toda a vida de São Geraldo Majela.

“Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto quiser!”, repetia São Geraldo em suas palavras e em seus atos. Assim compreendeu que a vontade de Deus era simplesmente poder amar todo se humano. Assim o fez. Amou a todos e foi o intercessor do povo em todas as suas pequenas ou grandes dificuldades, como servidor alegre e humilde.

São Geraldo nasceu em 1726 em Muro, pequena cidade do sul da Itália. Sua mãe, Benedetta, foi uma bênção para ele, pois ensinou-lhe o imenso amor de Deus que não conhece limites. Ele era feliz por estar perto de Deus.

De saúde sempre frágil, era evidente que Geraldo não iria viver muito. Em 1755 sofreu violentas hemorragias, a ponto de sua morte ser esperada para qualquer momento. No entanto, ele devia ainda ensinar uma grande lição sobre o poder da obediência. O seu diretor mandou-lhe que sarasse, se fosse da vontade de Deus, e imediatamente a doença pareceu desaparecer, ele deixou o leito e juntou-se à comunidade. Sabia, porém, que esta cura era apenas temporária e que tinha pouco mais que um mês de vida.

Pouco depois teve que voltar ao leito e começou a preparar-se para a morte. Abandonava-se totalmente à vontade de Deus e escreveu na porta do seu quarto: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e por quanto tempo ele quer.” Como frequência ouviam-no recitar esta oração: “Meu Deus, quero morrer para fazer vossa santíssima vontade.” Pouco antes da meia-noite do dia 15 de outubro de 1755, a sua alma inocente voltou para Deus.

Na morte de Geraldo, o irmão sacristão, na sua euforia, tocou os sinos à maneira festiva, em vez do toque fúnebre. Milhares de pessoas vieram ver o corpo do “seu santo” e tentar obter uma última lembrança daquele que tantas vezes os tinha ajudado. Após a sua morte, começaram a ser relatados milagres em quase todas as regiões da Itália, atribuídos à intercessão de Geraldo. Em 1893, o Papa Leão XIII o beatificou e, no dia 11 de dezembro de 1904, o Papa Pio X o canonizou como santo.

A devoção a São Geraldo Majela é uma linda manifestação da fé em nossa cidade de Itabira, mas não somente, também em todo o nosso território diocesano. O Santuário São Geraldo Majela, tem sido um lugar de acolhida, de peregrinação de diversos devotos. Tomou uma importância e um lugar de referência para nós cristãos.

A presença geraldina na cidade de Itabira pode ser notada por meio de quadros e imagens do santo nas casas e estabelecimentos comerciais da cidade e região. Existem registros históricos nos quais é detectada uma forte devoção a São Geraldo passada de pai para filho.

Na década de 1970, teve início a construção da Igreja dedicada a São Geraldo Majela no Bairro Major Lage de Baixo possibilitando um espaço dedicado a devoção. No início da década de 1980, um grupo de pessoas começou a realizar caravanas para Curvelo a fim de manter contato com o Santuário e Basílica de São Geraldo, trazendo de lá o desejo de que a devoção se fortalecesse.

Ao final do século XX, emergiu a ousada proposta de construção de um Santuário dedicado a são Geraldo no município-sede da Diocese:No ano 2000, o Padre Taumaturgo de Assis Oliveira, até então pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, percebendo a grande devoção ao santo redentorista, idealizou um Santuário para acolher os fiéis de Itabira e região.

Muitas iniciativas foram tomadas: aquisição do terreno e da relíquia do santo; criação da novena e missa perpétua na Igreja de São Geraldo. Apesar das intempéries da vida, o projeto se manteve vivo no coração das pessoas e na oração dos devotos que nunca perderam a esperança. No dia 3 de setembro de 2009, iniciou-se a execução do projeto no terreno do Bairro Esplanada da Estação, projeto este ainda em execução. Mesmo em fase de acabamento, o Santuário conta uma programação para manter os fiéis alimentados em sua devoção: novena, ladainha, terço e missa de São Geraldo; no mês de julho, Oitavário de São Geraldo; em outubro, Novena e Festa de São Geraldo; todo dia 16 de cada mês, missa devocional; e o grupo da Irmandade de São Geraldo.

É interessante perceber que os devotos de São Geraldo compartilham, assim, em seu cotidiano, o espírito das missões populares difundida pelos redentoristas, mas já numa perspectiva pós Concílio Vaticano II. Tal afinidade valoriza a promoção das práticas devocionais familiares e o protagonismo nos leigos na dinamização da vida religiosa local, mas articulados de forma solidária com os anseios, necessidades e esperanças da população.

São Geraldo, ao socorrer o povo, sobretudo as famílias, as mães aflitas, os pais desempregados, os filhos atribulados e as crianças abandonadas, nos recorda algo fundamental: o poder vivificante do Pai Criador sobre a criação e suas criaturas. Os milagres, as curas, as graças, as bênçãos de conforto e esperança que os devotos alcançam por intercessão de São Geraldo se referem não só a restauração da obra criadora pelo Pai celeste e por seu Amor sempre refeita. São Geraldo nos ajuda apontando para o acontecimento novo que é o Reino que Jesus nos traz. O Espírito Santo de Jesus nos faz enxergar que a Paz divina vai triunfando em meio às provações.

Que São Geraldo continue cuidando do povo itabirano, município privilegiado de sua atenção e devoção.

Que São Geraldo irradie a paz de Jesus para todas as famílias. Que ele nos obtenha, além das curas, bênçãos e milagres, sobretudo a graça de sermos parecidos com ele e seguirmos seu exemplo. O mais importante ao suplicar a intercessão de São Geraldo é desejar de coração atingir sua experiência espiritual de união íntima com Jesus, de tal modo que o mistério do amor eterno entre o divino e o humano penetre todo o nosso ser.

Que Deus vos abençoe e vos guarde. São Geraldo Majela, rogai por nós.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha
Santuário São Geraldo Majela

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› »