Notícias da Paróquia

Encontro dos Catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Penha

No dia dezoito de agosto de dois mil e dezoito, os catequistas encontraram no Salão Paroquial da Comunidade São Geraldo Majela, para um momento de vivência comunitária e paroquial.

O encontro aconteceu em três momentos:  primeiro, o Padre Ueliton, inicio com o canto – “Eis-me aqui, Senhor! ”, seguido da “Oração do Catequista “ e finalizando com o Pai-Nosso. Padre Ueliton, destacou a importância dos seguintes pontos necessários para a caminhada catequética: normas da Catequese; organização segundo o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Itabira e o Livro da Caminhada; a Renovação da Catequese; colocar a Palavra de Deus no Centro; passar de uma catequese com mentalidade escolar para uma catequese celebrativa, que acompanhe principalmente o Ano Litúrgico; inserir os jovens da Crisma e adultos em uma pastoral ou comunidade; catequese  Familiar: os pais são os “introdutores” , Igreja Doméstica; catequese com adultos; modelo de planejamento de catequese ; reflexão sobre n.º o 278 de Aparecida; querigma: Tocar os corações das pessoas para o Cristo; conversão: Deixar de seguir o mundo para seguir Jesus Cristo; discipulado: Catequese Permanente; comunidade: Vida em pequena comunidade e grande comunidade; missão: Anunciar dentro da Igreja; aprendendo com as Pastorais e Movimentos e formação.

No segundo momento, a Coordenadora Paroquial de Catequese: Márcia Alves, salientou a respeito da programação e aspectos pertinentes a comunhão e participação dos catequistas no processo evangelizador: formações de catequistas a nível Regional e a nível Paroquial; dificuldades da vivência dos catequistas; desafios da catequese e encaminhamentos que fortalecerão o cotidiano catequético.

No terceiro momentos, Padre Ueliton, ressaltou sobre a importância da tomada de consciência do interesse e do lugar que ocupa a Catequese na vida da Igreja. No decorrer de suas colocações apresentou a seguinte questão: “Qual o lugar da Catequese, como a atividade pastoral que envolve mais gente, na vida da Igreja?”. A medida que foi refletindo, ele enfatizou a respeito da catequese de Jesus, principalmente nas seguintes passagens bíblicas: Zaqueu: Lucas 19, 1-10; Samaritana: João 4, 1- 42 e Discípulos de Emaús – Lucas 24, 13 – 35. Segundo Padre Ueliton, Jesus entra na realidade que cada um está a viver: a curiosidade de Zaqueu, a sede da samaritana ou o desânimo de Cleófas e do caminheiro. Jesus anuncia uma mensagem que supera as expectativas dos seus interlocutores (salvação, água viva, esperança). Essas mensagens provocam atitudes de conversão e compromisso. Essas passagens bíblicas futuramente serão trabalhadas em retiro dos catequistas.

Em síntese: este encontro paroquial de catequista reacendeu ainda mais, o nosso desejo de catequizar e ampliar os nossos conhecimentos catequéticos

O Padre Ueliton encerrou o encontro com Oração da Ave-Maria e a bênção!

Texto: Márcia Alves Ferreira – Dia: 18/08/2018

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› »