Notícias da Paróquia

Festa de São Geraldo 2018: “São Geraldo, missionário da redenção” Santuário São Geraldo Majela / Itabira-MG

O Santuário São Geraldo Majela, o qual pertence à Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, celebrou no domingo, dia 14 de outubro, a festa em honra ao seu padroeiro na Celebração Eucarística das 19h. A devoção ao padroeiro das gestantes, das mães e das crianças é bastante cultivada em toda a cidade e região. A Novena que aconteceu desde o 05, na qual celebramos os 3 primeiros dias na Com. São Geraldo, no B. Major Lage, onde nasceu nosso Santuário, encerrou hoje com uma celebração bem festiva no Santuário.

Durante toda a novena, contamos com a presença de alguns Padres, a saber: Pe. Geziel, da Paróquia Santo Estêvão, de Iapu; Pe. Patrício, da Paróquia São Simão, de Simonésia; Pe. José Ricardo, da Paróquia São José, de São José do Goiabal; Pe. Ronaldo, da Paróquia Santo Antônio, de Cel. Fabriciano. No dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da Diocese de Itabira, após uma linda procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora, Dom Marco Aurélio, Bispo Diocesano, presidiu a santa missa, na qual contou com a participação do Diácono Maurílio, Diácono Permanente, e na ocasião se deu a posse canônica com a leitura da provisão de Pe. Ueliton Neves da Silva como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

No dia 13, véspera da grande festa, foi celebrada a missa trânsito de São Geraldo, isto é, sua passagem para a vida eterna. A festa, dia 14, domingo, foi marcada com uma programação muito especial, a começar com a 2ª Corrida Rústica e Caminhada de São Geraldo, logo pela manhã, que contou com a participação de 100 atletas, entre corredores e caminheiros. Às 12h, foi servido um delicioso almoço no estacionamento do Santuário, ao som de Miguel Oliveira; uma linda carreata pelas ruas da cidade, tendo à frente a imagem de São Geraldo aconteceu às 17h e, logo após, às 19h, presidiu a celebração eucarística da festa o Pe.Ueliton Neves da Silva, pároco. Após a missa os fiéis e devotos de São Geraldo puderam acompanhar a um belíssimo show pirotécnico.

Na homilia da missa da festa, Pe. Ueliton destacou que a vida de São Geraldo foi marcada pelo desejo incansável de seguir a vontade de Deus.“São Geraldo deixou-se modelar por Deus. Ele buscava ser a imagem do Cristo Crucificado. Buscou viver em conformidade com o próprio Cristo e colocar-se sempre a serviço dos mais pobres. São Geraldo despojou-se de si mesmo, como diz a passagem bíblica, caindo como um grão de trigo na terra e fazendo-se como semente a ponto de dar frutos”.

Essa entrega incondicional à vontade de Deus e ao serviço dos mais pobres e marginalizados resume o itinerário de vida de São Geraldo. “São Geraldo nunca perdeu de vista a referência de Jesus em sua vida e o desejo de estar a serviço do Pai. Na porta de seu quarto havia a inscrição: ‘Aqui se faz a vontade de Deus’”, destacou Pe.Ueliton.

O humilde irmão redentorista Geraldo Majela viveu pouco mais de 29 anos, nasceu em uma família pobre na Itália e foi alfaiate. Ele é considerado um exemplo de caridade, devoção e perseverança. Conforme o testemunho de suas próprias irmãs, ele era muito dedicado às devoções, se confessava todos os dias e se disciplinava diariamente.

Para o Padre Ueliton, São Geraldo foi determinado a viver sua entrega total ao Senhor, vencendo vários obstáculos para conseguir se tornar um religioso.

“A vida dele foi um desafio do começo ao fim. Naquela situação de pobreza em que ele vivia, em Muro, o perseguia como desafio maior o desejo de entrega e consagração a Deus, de seguir uma vocação religiosa, porém, sendo ele um filho único, arrimo de família e de saúde frágil, ele era descartado por todas as pessoas e pelas congregações religiosas”.

Padre Ueliton lembrou também que São Geraldo é uma fonte de inspiração para a vocação religiosa, especialmente para os jovens e para aqueles que querem desempenhar e entregar sua vida em uma família religiosa.

PASCOM
Paróquia Nossa Senhora da Penha – Itabira

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› »