História do Santuário

Queridos irmãos e irmãs, devotos de São Geraldo Majela, “vou fazer-me santo!” é a expressão que resume toda a vida de São Geraldo Majela.

“Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto quiser!”, repetia São Geraldo em suas palavras e em seus atos. Assim compreendeu que a vontade de Deus era simplesmente poder amar todo se humano. Assim o fez. Amou a todos e foi o intercessor do povo em todas as suas pequenas ou grandes dificuldades, como servidor alegre e humilde.

A devoção a São Geraldo Majela é uma linda manifestação da fé em nossa cidade de Itabira, mas não somente, também em todo o nosso território diocesano. O Santuário São Geraldo Majela, tem sido um lugar de acolhida, de peregrinação de diversos devotos. Tomou uma importância e um lugar de referência para nós cristãos.

A presença geraldina na cidade de Itabira pode ser notada por meio de quadros e imagens do santo nas casas e estabelecimentos comerciais da cidade e região. Existem registros históricos nos quais é detectada uma forte devoção a São Geraldo passada de pai para filho.

Na década de 1970, teve início a construção da Igreja dedicada a São Geraldo Majela no Bairro Major Lage de Baixo possibilitando um espaço dedicado a devoção. No início da década de 1980, um grupo de pessoas começou a realizar caravanas para Curvelo a fim de manter contato com o Santuário e Basílica de São Geraldo, trazendo de lá o desejo de que a devoção se fortalecesse.

Ao final do século XX, emergiu a ousada proposta de construção de um Santuário dedicado a são Geraldo no município-sede da Diocese:

No ano 2000, percebendo a grande devoção ao santo redentorista, idealizou-se um Santuário para acolher os fiéis de Itabira e região.

Muitas iniciativas foram tomadas: aquisição do terreno e da relíquia do santo; criação da novena e missa perpétua na Igreja de São Geraldo. Apesar das intempéries da vida, o projeto se manteve vivo no coração das pessoas e na oração dos devotos que nunca perderam a esperança. No dia 3 de setembro de 2009, iniciou-se a execução do projeto no terreno do Bairro Esplanada da Estação, projeto este ainda em execução. Mesmo em fase de acabamento, o Santuário conta uma programação para manter os fiéis alimentados em sua devoção: novena, ladainha, terço e missa de São Geraldo; no mês de julho, Oitavário de São Geraldo; em outubro, Novena e Festa de São Geraldo; todo dia 16 de cada mês, missa devocional; e o grupo da Irmandade de São Geraldo.

É interessante perceber que os devotos de São Geraldo compartilham, assim, em seu cotidiano, o espírito das missões populares difundida pelos redentoristas, mas já numa perspectiva pós Concílio Vaticano II. Tal afinidade valoriza a promoção das práticas devocionais familiares e o protagonismo nos leigos na dinamização da vida religiosa local, mas articulados de forma solidária com os anseios, necessidades e esperanças da população.

São Geraldo, ao socorrer o povo, sobretudo as famílias, as mães aflitas, os pais desempregados, os filhos atribulados e as crianças abandonadas, nos recorda algo fundamental: o poder vivificante do Pai Criador sobre a criação e suas criaturas. Os milagres, as curas, as graças, as bênçãos de conforto e esperança que os devotos alcançam por intercessão de São Geraldo se referem não só a restauração da obra criadora pelo Pai celeste e por seu Amor sempre refeita. São Geraldo nos ajuda apontando para o acontecimento novo que é o Reino que Jesus nos traz. O Espírito Santo de Jesus nos faz enxergar que a Paz divina vai triunfando em meio às provações.

São Geraldo continue cuidando do povo itabirano, município provilegiado de sua atenção e devoção. Que São Geraldo irradie a paz de Jesus para todas as famílias.

Que ele nos obtenha, além das curas, bênçãos e milagres, sobretudo a graça de sermos parecidos com ele e seguirmos seu exemplo. O mais importante ao suplicar a intercessão de São Geraldo é desejar de coração atingir sua experiência espiritual de união íntima com Jesus, de tal modo que o mistério do amor eterno entre o divino e o humano penetre todo o nosso ser.

Que Deus vos abençoe e vos guarde.

São Geraldo Majela, rogai por nós.

Pe. Ueliton Neves da Silva

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2018› »