Palavra do Padre

Missionário: Enviado para testemunhar o Evangelho da paz

Amados irmãos e irmãs,
Diletos paroquianos,

O mês de outubro começa com a comemoração de Santa Teresinha do Menino Jesus, que é reconhecida pela Igreja, como a padroeira das missões. A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz, que leva aos mais necessitados a misericórdia que vem do Senhor. Deus que é Pai da Misericórdia, enviou o seu próprio Filho para evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça e levar a salvação a todos os povos.

Outubro também é o mês de Nossa Senhora, a mais santa de todas as mulheres. Venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, temos a alegria de tê-la como padroeira de nosso país e de nossa Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano. Nossa Senhora, falando tão pouco e de modo tão suave, dizia tudo no silêncio de seu coração. Nossa mãe Maria quer os cristãos unidos e solidários como uma grande família, como verdadeiros missionários do Pai.

Também neste mês, com o tema “São Geraldo, missionário da redenção”, iremos celebrar São Geraldo Majela, padroeiro de nosso Santuário e da comunidade do bairro Major Lage de Baixo. São Geraldo é patrono das gestantes, das mães e crianças.

Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” e lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), o mês missionário, instituído pelo papa Pio XI em 1926 como um momento de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos, tem por objetivo sensibilizar, despertar vocações missionárias e, como gesto concreto, realiza a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21). É o dia do ano em que se reflete sobre a urgência e o dever de ajudar o próximo. A cooperação missionária pode ser realizada pela oração, sacrifício e testemunho de vida, por meio da ajuda material aos projetos missionários, ou colocando-se à disposição para servir em missões.

Enfim, o Mês das Missões deve lembrar a cada um de nós, que é missão de todo batizado evangelizar. Pelo Batismo nos tornamos “membros do Corpo de Cristo”, a Igreja, e assim, participantes de Sua Missão de salvar o mundo, levando-o para Deus, por meio da vivência dos ensinamentos de Jesus.

Rezemos juntos a oração do Mês Missionário 2018:

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.

Que Deus, na sua infinita bondade, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa rainha e padroeira, a missionária do Pai, a todos abençoe e os encorajem a fim de que vivamos com compromisso e fidelidade a missão que Ele mesmo nos confiou.

Pe. Ueliton Neves da Silva

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› »