Palavra do Padre

Nossa esperança se renova

Queridos irmãos e irmãs, amados paroquianos, alegria e paz

Durante o mês de outubro aconteceu em Roma o Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco e este foi uma forma encontrada pelo Pontífice de mostrar para a Igreja e para o mundo que os jovens são os protagonistas de sua história. Pensar em propostas para envolver e ajudar este grupo sem ouvi-los seria inviável, comentou o sacerdote, que reforçou a iniciativa da Igreja em reunir, meses antes do Sínodo, jovens de todo o mundo, na intenção de ouvi-los.

A juventude é o presente da Igreja. Entender os desafios, virtudes, necessidades e a vocação do jovem e sua atuação na Igreja e na sociedade, são compreensões que norteiam a complexidade do ser jovem e farão parte das reflexões que envolverão bispos do mundo todo. Sem o jovem não há prosperidade, pois a juventude é a vitalidade de uma sociedade. É importante compreender que todos contribuem para a sociedade, mas que os jovens são fundamentais para o crescimento e a continuidade dela.

E na dinâmica do tempo iniciamos um novo mês rico em comemorações: Solenidade de todos os Santos; Comemoração dos Fiéis Defuntos; Solenidade de Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano do Laicato. Com esta última celebramos encerraremos mais um ano litúrgico. A esperança se renova. Nasce um novo tempo que nos convida, através da vigilância a nos preparar para o nascimento do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Salvador. Em nossa Paróquia momento oportuno para o Retiro das Pastorais e Movimentos, no dia 11, na Serra da Piedade, em Caeté e também a Assembleia Paroquial dia 24, momento de avaliação e planejamento da ação pastoral e evangelizadora.

Mas gostaria de destacar nesta mensagem o Ano do Laicato que iremos encerrar com a festa de Cristo Rei. Foi o momento privilegiado que a Igreja no Brasil nos convidou, à luz do Concílio Vaticano II, a refletirmos sobre o protagonismo do leigo da Igreja e na Sociedade. O tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, evidencia os lugares – os chamados areópagos modernos – nos quais os leigos são chamados a exercerem sua vocação batismal e seu compromisso com o Evangelho. Vejamos quais são esses lugares e quais são seus deveres:

  • A Família: areópago primordial – Recomendamos aos leigos que assumam, com alegria e dedicação, o cuidado da família e a transmissão da fé aos filhos, em sintonia com o plano de Deus e os ensinamentos do Magistério da Igreja.
  • O mundo da política – É missão da Igreja oferecer critérios éticos, educação política, conscientização e formação de leigos para o exercício da política. Entretanto, a militância política é missão específica dos fiéis leigos, que não se devem furtar às suas obrigações nesse campo.
  • O mundo das políticas públicas (Tema da Campanha da Fraternidade 2019) – Nos Conselhos de Direitos há um grande espaço para os cristãos leigos se empenharem por políticas públicas em favor da saúde e da educação, do emprego e da segurança, da mobilidade urbana e do lazer, entre outras urgências. São espaços para defender políticas públicas em favor das famílias, das crianças, dos jovens, das mulheres e dos idosos. São também o lugar para lutar corajosamente conta a corrupção e o narcotráfico, dois grandes males que afetam a vida de nosso povo.
  • O mundo do trabalho – Criar e motivar grupos de partilha e de reflexão para os diferentes profissionais e empresários, estimulando-os a serem discípulos missionários em sua atuação profissional e, ao mesmo tempo, promovendo a formação para uma autêntica espiritualidade do mundo do trabalho, como participação na obra do Criador, na efetivação do progresso terreno e no desenvolvimento do Reino de Deus.
  • O mundo da cultura e da educação – Incentivar e apoiar os cristãos leigos para que, nos diferentes campos das artes e da cultura popular, apontem para o sentido da vida e da sua transcendência, contribuindo para a obra evangelizadora. De igual modo, no mundo da educação, contribuir para a promoção do desenvolvimento integral da pessoa, combatendo também a pobreza e a escravidão, oferecendo às pessoas a possibilidade da formação da consciência e a para a liberdade.

Muitos são, pois, os lugares ou areópagos do mundo moderno em que os cristãos leigos podem exercer seu batismo, ajudando a transformar a realidade do mundo, tornando-o mais humano, respeitável e digno para todos. Porém, cabe a cada cristão leigo assumir esse compromisso, criando consciência de sua missão e vocação como sujeito eclesial, sentindo-se Igreja e levando a presença da Igreja e de Cristo onde quer que vá.

Queridos irmãos e irmãs, celebremos com alegria no próximo dia 25 a vocação e a missão de cada leigo, tão importante e fundamental para a vida e a missão da Igreja. Rezemos a oração para o Ano Nacional do Laicato:

Ó Trindade Santa, Amor pleno e eterno,

que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”,

nós vos agradecemos pelos dons, carismas, vocações, ministérios e serviços

que todos os membros de vosso povo realizam como “Igreja em saída”,

para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, no caminho de vosso Reino.

Nós vos louvamos pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil,

sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora.

Nós vos pedimos que todos os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo:

na família, no trabalho, na política e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação; na cidade, no campo e em todo o planeta, nossa “casa comum”.

Nós vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão,

e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.

Isto vos suplicamos pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José,

modelos para todos os cristãos. Amém!

Pe. Ueliton Neves da Silva

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› »