Palavra do Padre

Quaresma: caminho de conversão e de reconciliação

Amados irmãos e irmãs,
Diletos filhos,

Eis que nasce um novo tempo: a Quaresma. Como sinal sacramental da salvação, a Quaresma abre progressivamente o ciclo pascal e, cada ano, descortina-nos um caminho espiritual em que retomamos nosso batismo, rumo à Páscoa, ponto alto do ano litúrgico, mistério fundamental de nossa fé, cuja expressão máxima é a Vigília Pascal. A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e nos propõe um itinerário de conversão: convertei-vos e crede no Evangelho.

Os exercícios quaresmais que a Igreja nos propõe são: jejum, esmola e oração. O jejum como gesto de esvaziamento e uma sensibilidade aos que padecem o necessário para viver com dignidade; a esmola como gesto de partilha do que temos em solidariedade com os que menos têm; oração como necessidade do coração de elevar a Deus nossas preces e agradecimentos. Estes exercícios nos oferecem o caminho do direito e da justiça.

Durante 40 dias, a Quaresma nos encaminha para a Páscoa, ajudando-nos a reviver a experiência do povo de Deus, que amadureceu sua fé na travessia do deserto, e a experiência de Jesus, que, após intenso tempo de oração e jejum no deserto, assume sua missão com solidária e total entrega.

Neste tempo favorável de busca e aprofundamento de nossa vocação de discípulos do Senhor, assumimos percorrer, com ele, o caminho que passa necessariamente pelas mais diversas tensões e tentações, caminho de total doação até a cruz, em fidelidade ao projeto do Pai. A cada passo, vamos recebendo o vigor, a iluminação, a ternura e a alegria do seu Espírito para proclamarmos a vitória da vida, com o dom cotidiano de nossa vida aos irmãos, enquanto lutamos contra todas as formas de idolatria, violência, exploração, injustiça e morte que, dolorosamente, persistem em nosso mundo, dominam, escravizam e degradam nossa condição humana frágil e pecadora.

Marcada por significativas celebrações, a Quaresma nos permite refazer a peregrinação pascal de Jesus. Cada celebração, neste tempo, deve ser forte experiência de êxodo, de passagem da escravidão para a liberdade, do individualismo para a solidariedade, do comodismo para a militância, da morte para a vida, para que possamos fazer de nossa vida uma Páscoa contínua.

A Igreja nos oferece neste tempo quaresmal a oportunidade de refletirmos e lutarmos pelos nossos direitos com a Campanha da Fraternidade. Com o tema: Fraternidade e Políticas Públicas e Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), a Igreja nos incentiva na participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. Isto é ajudar a sociedade a refletir sobre a importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para a construção e a manutenção da nossa realidade, de modo que as pessoas possam viver dignamente em seus vários ambientes.

A sociedade brasileira convive, historicamente, com muitas carências de bens e serviços básicos indispensáveis à vida dos cidadãos que não chegam ao mesmo tempo e da mesma forma a todos.  Políticas públicas são indispensáveis para melhorar as condições de vida e de bem-estar da população vulnerável; mesmo pequenas mudanças na distribuição de renda têm impacto significativo na redução da pobreza. Debater e compreender os problemas sociais e, sobretudo, organizar-se em torno da proteção dos direitos que sãos as principais ferramentas de transformação.

Queridos irmãos e irmãs, possa este tempo de Quaresma encontrar nossa Igreja inteira pronta e solícita para testemunhar, a quantos vivem na miséria material, moral e espiritual, a mensagem evangélica, que se resume no anúncio do amor do Pai, pronto a abraçar todos, em Cristo.

Eis o tempo de conversão.
Uma abençoada Quaresma para todos nós.

Recebam meu cordial abraço e minha bênção de pai e pastor.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹maio 2019› »