Notícias da Paróquia

Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Penha Itabira – MG

27 de maio de 2018

Aconteceu entre os dias 24 e 27 de maio, a primeira Visita Pastoral do 5º Bispo Diocesano de Itabira – Cel. Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira. A última visita pastoral na Paróquia aconteceu há 6 anos, em 2012, por Dom Odilon Guimarães Moreira.

A visita pastoral é uma visita canônica, de cunho pastoral, que o bispo diocesano faz às paróquias da diocese, conforme determina o Código de Direito Canônico (cânon 396).

A Visita Pastoral é um ato de apostolado do bispo diocesano, um ato de presença daquele que é o responsável pelo anúncio da salvação para todos; é uma intervenção dirigida pelo pastor, verdadeiro tempo de graça e momento especial para o encontro e o diálogo do bispo com os fiéis.

Acompanhado por mim,Pe. Ueliton Neves da Silva, e também alguns leigos no contato com algumas comunidades, as lideranças pastorais e comunitárias, na visita a algumas pessoas idosas e enfermas, à pastoral da criançaetc, a visita pastoral foi um momento em que Dom Marco Aurélio, mais de perto, exerceu a favor de seu povo o ministério da palavra, da santificação e da guia pastoral, entrando em contato mais direto com as angústias, as preocupações, as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um convite à esperança, exercendo seu ministério de Bom Pastor – um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na paz.

A visita pastoral é ainda uma ocasião privilegiada para concretizar a ação evangelizadora. Neste sentido, Dom Marco Aurélio, insistiu nas Diretrizes Diocesana da Ação Evangelizadora e Pastoral que prioriza a família e missão.

Dom Marco Aurélio se encontrou com as lideranças da paróquia para lhes dirigir algumas palavras de orientação e de ânimo. Seu verdadeiro desejo é que nos tornemos de fato uma rede de comunidades missionárias. Este ser missionário, segundo o bispo, se manifesta na acolhida fraterna, alegre e solidária que deve ser uma característica essencial das comunidades paroquiais.

Nestes dias, que passaram tão rapidamente, da presença carinhosa e fraterna de nosso pastor entre nós, sentimos como é importante sermos membros desta Igreja, que procura as almas necessitadas de amor generoso e de direção segura; como somos felizes por termos um Pastor que procura fazer que a Igreja seja verdadeiramente Igreja, isto é, Povo de Deus!

A visita foi encerrada com a Santa Missa no Santuário São Geraldo Majelaàs 07h na qual o Bispo agradeceu a acolhida da comunidade e, com carinho,a motivou a continuar no crescimento da fé e da missão. Na ocasião, comemoramos o 5º aniversário de ordenação episcopal de nosso bispo, que ocorreu aos 26 de maio de 2013, em Ouro Fino, Minas Gerais.

Ao nosso Bispo nossa gratidão profunda pela visita pastoral!

Pe. Ueliton Neves da Silva

Paróquia Nossa Senhora da Penha – Itabira – MG

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2018› »