Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 05 de agosto de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 05 de agosto de 2021

Arquidiocese de Manaus cria Rede de escuta espiritual para atingidos pela Covid-19

29/01/2021 . Notícias da Igreja

O objetivo deste novo instrumento de acompanhamento “é acolher com amor, escutar e orientar com misericórdia e paciência os sofrimentos e alegrias das pessoas atingidas pelas consequências da Covid-19”.

A pandemia da Covid-19 está provocando graves consequências, não só no plano físico, também no plano psicológico e espiritual. Uma das cidades onde a pandemia tem provocado mais mortes é Manaus. Segundo os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, até o dia 28 de janeiro, o número oficial de contagiados era de 115.158, com uma incidência de 5.275,33 casos por 100 mil habitantes, e 5.231 óbitos, com 239,65 falecidos por 100 mil habitantes. Mesmo sendo números muito elevados, especialmente o número de óbitos, existe a suspeita de subnotificação nesses números.

A arquidiocese de Manaus, desde o início da pandemia tem acompanhado o sofrimento do povo. Agora, segundo foi dado a conhecer no dia 28 de janeiro, “a arquidiocese de Manaus, preocupada com o atendimento espiritual das pessoas atingidas pela Covid-19, aprovou no Conselho Presbiteral a criação da Rede de escuta”.

O objetivo deste novo instrumento de acompanhamento “é acolher com amor, escutar e orientar com misericórdia e paciência os sofrimentos e alegrias das pessoas atingidas pelas consequências da Covid-19”. Esse atendimento será realizado de forma voluntária pelos padres, religiosas/os, leigos/as, que estão sendo convidados pela Coordenação de Pastoral “para que doem seu tempo para ajudar o próximo que está sofrendo e precisando de atenção”.

Essa escuta, destinada a “pessoas que necessitam dialogar”, será realizada por “pessoas espirituais, solidárias e plenos de compaixão para escutar as angustias, sofrimentos, esperanças e sonhos das pessoas atingidas pela Covid-19”. Num primeiro momento, dada a gravidade do momento que está sendo vivenciado em Manaus nas últimas semanas, onde desde o dia 1° até o dia 28 de janeiro já faleceram vítimas da pandemia, 1.851 pessoas, segundo números oficiais, esse atendimento será realizado através de WhatsApp, buscando “escutar as pessoas que desejarem falar e receber uma palavra de conforto neste momento de isolamento social provocado pela pandemia”.

Fonte: Vatican News
Foto: Dom Leonardo Steiner abençoa funeral (foto arquivo)