Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de julho de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de julho de 2021

Arquidiocese de Mariana abrirá, nesta quarta-feira (07), as atividades em preparação aos 150 anos da morte de Dom Viçoso

07/07/2021 . Notícias da Igreja

“Modelo luminoso de defensor da Igreja, reformador do clero e santificador do povo cristão”. Com essa prece fervorosa, os fiéis desta Igreja Particular se unem em oração pela beatificação e canonização do Bispo Marianense, Dom Antônio Ferreira Viçoso. Nascido na cidade de Peniche, em Portugal, neste ano, em 13 de maio, celebrou-se os 234 anos de seu nascimento.

Para esta quarta-feira, dia 07 de julho, quando completarão 146 anos de seu falecimento, a Arquidiocese de Mariana prepara uma grande festa que marcará o início dos preparativos para as celebrações dos 150 anos de morte do prelado: lançamento oficial da quarta edição do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso ? Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, divulgação do caminho religioso de Dom Viçoso e a apresentação do informativo “Nos passos de Dom Viçoso”. A cerimônia será às 15h, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), e terá a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Segundo Efraim Rocha, que está colaborando na organização do evento, a expectativa é de que as celebrações do dia 07 colaborem com o processo de beatificação e canonização do bispo marianense que, em 2014, recebeu do Papa Francisco o título de Venerável, em reconhecimento às suas virtudes heroicas. “Esperamos que a causa de Dom Viçoso seja fomentada, que o livro venha para contribuir muito para o estudo de sua vida e obra ? que já é feito por tantos pesquisadores e historiadores do Brasil ? e que o caminho religioso se consolide como uma peregrinação verdadeira de fé”, pontua.

Sobre o livro e o informativo

Escrito em 1876 por seu afilhado e primeiro Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, o livro narra em detalhes a vida exemplar de Dom Viçoso. De acordo com o padre José Carlos dos Santos, que juntamente com o padre Fabiano Milione Honório coordenou os trabalhos desta edição, a motivação para reeditar a obra ocorreu em 2016, após o Monsenhor Flávio Carneiro apresentar a causa do venerável em um evento do Seminário São José.

“O livro é uma viagem não somente pelo que Dom Viçoso realizou, mas ao seu mundo interior, ao seu itinerário vocacional e de santificação, no serviço a Deus num contexto assinalado por imensos desafios”, destaca padre José Carlos. Ele ainda explica que a partir dos trabalhos realizados na reedição da obra, surgiu a ideia de elaborar o informativo “Nos passos de Dom Viçoso”.

Em poucas páginas e de maneira mais breve, o material tem como objetivo transmitir o exemplo de vida e os ensinamentos de Dom Viçoso, de modo a suscitar o surgimento de novos devotos que talvez não seriam alcançados através do livro.

Uma caminhada de fé: do Caraça à Cartuxa

Contato com a natureza e com a história marcam o caminho religioso do Caraça à Cartuxa. Ao longo de 88 km, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, o peregrino é convidado, enquanto aprecia belas paisagens, a fazer o mesmo trajeto que o religioso lazarista fez por diversas. Partindo do Santuário do Caraça, local onde funcionou o Colégio fundado por Dom Viçoso de 1820 a 1968, o percurso passa por Catas Altas, Morro D’Água Quente, Santa Rita Durão, o antigo subdistrito de Bento Rodrigues, Camargos e Mariana, terminando na Cartuxa.

“A humildade era uma característica marcante de Dom Viçoso. Sempre que possível, preferia recolher-se na simplicidade de sua Cartuxa, [em uma] casa modesta, no alto de uma montanha em Mariana (MG), do que alojar-se no Palácio Episcopal. Em sua morada, rezou, abençoou, escreveu, ordenou sacerdotes e sobretudo amou a sua Diocese e o seu povo”, conta o Cônego Nedson Pereira de Assis, pároco da Catedral de Mariana e responsável pelo local.

Cartuxa de Dom Viçoso

Mensalmente, uma missa é realizada na Cartuxa para pedir a beatificação de Dom Viçoso. Após um período de pausa devido à pandemia, no último dia 13 de junho as celebrações no local foram retornadas com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana. À ocasião, ao refletir sobre o Evangelho do dia, Dom Airton afirmou que esse gesto é como uma semente que produzirá bons frutos. “Todo dia 13, quando nós fazemos essa caminhada para virmos até à Cartuxa, celebrar a Santa Missa, agradecer a Deus e colocar as nossas necessidades diante Dele, já é uma semeadura”, enfatizou.

Sobre o evento

Data: 07 de julho, quarta-feira, às 15h

Evento on-line e gratuito com transmissão pelo Facebook e YouTube da Arquidiocese de Mariana:

Facebook

YouTube

Site com todas as informações do trajeto de peregrinação

Vendas do livro “Vida de Dom Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição”: financeiro@faculdadedomluciano.com.br

Com informações do grupo Balo de Comunicação

Texto originalmente publicado na edição de junho do Jornal Pastoral

Site da Arquidiocese de Mariana
Foto: João Lucas Ferreira Basílio

CNBB Leste 2