Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 04 de agosto de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 04 de agosto de 2021

Assessores da CNBB participam de momento de oração e de partilha da Palavra

19/03/2021 . Notícias da Igreja

Na manhã desta quinta-feira, 18 de março, os assessores das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB participaram de um momento de espiritualidade, na sede da CNBB, que contou com uma reflexão conduzida pelo padre Djalma Antoni, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) e celebração eucarística presidida por dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB.

“Sentimos a necessidade de interromper nossas atividades do dia a dia para rezar juntos neste final de quaresma. A oração e partilha foi muito enriquecedora para todos nós, sobretudo em tempos tão difíceis. Rezamos por toda a Igreja e por aqueles que mais sofrem com a situação de pandemia”, afirmou a irmã Izabel Patuzzo, assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.

Após a adoração eucarística, os assessores tiveram uma reflexão conduzida pelo padre Djalma Antoni, diretor do CCM. “Fomos motivados por ele a sermos discípulos alegres, pois a situação de sofrimento do povo não deve roubar nossa alegria de evangelizar e servir”, afirmou irmã Izabel.

De acordo com ela, a reflexão os convidou a escutar a Palavra de Deus neste tempo quaresmal com seu forte apelo à conversão contínua. E a escutar também a palavra da Igreja que “nos exorta a sermos anunciadores da Palavra com alegria, e na solidariedade tão importante em tempo de pandemia”.

“O nosso agradecimento a CNBB que na pessoa de D. Joel nos proporcionou este rico momento de espiritualidade”, disse.

Já o padre João Cândido Neto, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, disse que o momento foi simples, mas muito intenso, profundo e de oração. “A meditação foi muito oportuna. Foi sobre a vivência do tempo quaresmal”, afirmou.

De acordo com ele, o padre Djalma fez todos refletirem que a Quaresma é um tempo especial que chama à conversão e prepara para a Páscoa.

“O padre Djalma citou o encontro da mulher Samaritana com Jesus (…). E como aprendizado disso, destaco que Jesus ao olhar tudo com misericórdia tudo pode transformar. Daí a necessidade de olhar a Cruz na perspectiva da ressurreição; olhar a história da vida, a realidade do mundo em que vivemos, olhar tudo à luz da ressurreição de Jesus; assim nós também como a Samaritana podemos fazer essa Páscoa. Encontrar em Jesus Cristo a fonte da água viva, a fonte da verdade alegria, a fonte da salvação”.

Por fim, padre João Cândido disse que ao participar do momento e da reflexão feita pelo padre Djalma pôde concluir que é importante continuar vivendo esse tempo da Quaresma “perseverando na escuta da Palavra de Deus, na oração e na prática do bem”.

CNBB