Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de outubro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de outubro de 2021

Centro Cultural Missionário (CCM) conclui curso de iniciação à Doutrina Social da Igreja

14/06/2021 . Notícias da Igreja

De 07 a 11 de junho, o Centro Cultural Missionário  (CCM), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, de forma online, o curso de iniciação à Doutrina Social da Igreja. Participaram 130 pessoas, dentre elas cristãos leigos e leigas em geral, agentes de pastoral, membros dos grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações, institutos e novas comunidades.

O curso que contou com assessoria do Padre Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara (Cefep), é uma introdução ao ensinamento social da Igreja Católica e tinha a finalidade de orientar a vivência pessoal e pastoral de cristãs e cristãos nos dias de hoje. Além disso, buscou apresentar os principais documentos da Doutrina; tratou dos principais temas e fundamentos e aprofundou a atualidade da Doutrina no magistério do Papa Francisco.

Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, saudou os participantes no último dia do curso. Agradeceu a participação de todos e ao esforço do CCM em realizar a formação. “O curso acontece nessa dinâmica bonita que nós estamos vivendo de abertura missionária, de uma Igreja em Saída, onde a conversão pastoral missionária significa colocar toda ação habitual das comunidades em chave missionária dando prioridade a situação das periferias existenciais, geográficas”, disse.

Na ocasião, dom Odelir citou alguns documentos do Papa Francisco, como a Evangelii Gaudium e a Laudato Si, pelo modo em que se expressam. “Neles, o Papa dá essa atenção à experiência concreta de cada pessoa, de cada crente e faz um apelo não só à inteligência, mas também à efetividade e ao nosso coração possibilitando verdadeiras decisões e ações individuais e coletivas. Isso me lembra as três dimensões da missão: querigmática,  programática e existencial”, lembrou.

“Esses momentos de formação capacitam e ajudam essa possibilidade de multiplicadores de cristãos, agentes de pastoral que – depois testemunhando sua fé em Jesus Cristo-,  seu serviço e sua doação missionária se tornam para nós, na Igreja do Brasil, testemunhas e multiplicadores dessa ação missionária como cristãos e igreja”, finalizou.

Conteúdo temático

No conteúdo temático, o curso abordou o que é a Doutrina Social da Igreja, os fundamentos bíblicos e patrísticos da Doutrina, os principais documentos da Doutrina, conteúdo e contexto; princípios / eixos, temática da Doutrina e o magistério social do Papa Francisco.

Próximos cursos 

De 5 a 9 de julho, o CCM irá realizar o curso “Comunidades Missionárias na Obra Lucana”, com a assessoria da irmã Izabel Patuzzo, da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. O curso destina-se a uma reflexão bíblica a lideranças de comunidades interessadas em aprofundarem-se na obra lucana (Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos). Os conteúdos a serem tratados têm como objetivo evidenciar a unidade entre os dois escritos de Lucas. Inscreva-se (AQUI).

Já de 2 a 6 de agosto, haverá o curso “Catequese e Missão na Iniciação à Vida Cristã”, com assessoria dos padres Daniel Luz Rocchetti, da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e o Jânison de Sá Santos, da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. O objetivo do curso é estabelecer maior interação entre missão e catequese. Para tanto, procura aprofundar o conceito de catequese e missão a partir dos documentos eclesiais e também da prática pastoral concreta. Ao mesmo tempo, procura indicar caminhos para uma catequese sempre mais evangelizadora e missionária e uma teologia da missão bem integrada com a catequese à serviço da IVC. Inscreva-se (AQUI).

CNBB