Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de setembro de 2021

Clero da Diocese de Teófilo Otoni se encontra em primeiro retiro anual presencial, desde o início da pandemia

26/07/2021 . Notícias da Igreja

Entre os dias 12 a 16 de julho, a Diocese de Teófilo Otoni (MG) promoveu seu Retiro Anual do Clero. Após dois anos sem se encontrar presencialmente, devido a pandemia da Covid-19, os presbíteros voltaram a se reunir. O reencontro contou com momentos de oração, convivência e direcionamento, sob a orientação do Frei Capuchinho Paulo Roberto que também conduziu as reflexões.

Frei Paulo abordou a temática do “Sacerdócio Cristão: uma peregrinação ao interior para confrontar sua vida, a de Cristo”. O texto motivacional foi o mesmo usado no rito da ordenação presbiteral. Segundo o documento, que Cristo escolhe alguns membros da comunidade para o sacerdócio régio e esse é o sentido de o padre ser uma configuração do Cristo sumo sacerdote, unidos ao bispo e aos que estão a serviço do povo de Deus. O padre tem o dever de pregar o evangelho, apascentar o povo de Deus e celebrar o culto divino. Palavra e testemunho é o sentido maior de um padre no mundo. Seu testemunho é mais valioso do que sua pregação.

Frei Paulo ainda recordou aos presentes que “o padre deve fugir dos vícios do mundo e deve tomar consciência do que faz e colocar em pratica o que se celebra. Perdoar os pecados e confortar os desanimados e celebrar o mistério da morte e ressurreição de Cristo, eis o sentido do sacerdócio”, abordou o pregador do retiro.

Para encerrar o evento, o Bispo Diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira, presidiu uma Santa Missa.

Com informações da Pascom Diocesana de Teófilo Otoni

CNBB Leste 2