Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de novembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de novembro de 2021

Costa do Marfim recebe vacinas e seringas da COVAX

02/03/2021 . Notícias da Igreja

COVAX é o pilar para as vacinas do Acelerador de Acesso a Ferramentas Contra a COVID-19 (ACT), uma colaboração global inovadora para acelerar o desenvolvimento, a fabricação e o acesso equitativo aos testes, tratamentos e vacinas contra a Covid-19. A Costa do Marfim é o segundo país africano a ser beneficiado pelo Mecanismo COVAX, depois de Gana.

Na sexta-feira, 26 de março, a COVAX expediu para Abdijan, capital da Costa do Marfim, 504.000 doses de vacina AstraZeneca/Oxford com licença do Serum Institute of India (SII) e 505.000 seringas. No dia 24, Gana havia recebido a primeira remessa enviada ao continente africano pelo Mecanismo COVAX, que até o final de 2021 pretende fornecer ao menos 2 bilhões de doses de vacina Covid-19.

As doses da vacina foram recebidas no Aeroporto Internacional de Abidjan pelo Ministro da Saúde e Higiene Pública, Eugène Aka Aouélé, acompanhado por membros da estrutura COVAX, nomeadamente GAVI (Global Alliance for Vaccines and Immunisation), CEPI (Coalition for Epidemic Preparedness Innovations – Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias), UNICEF e OMS, bem como o Coordenador residente do sistema do Nações Unidas na Costa do Marfim e os embaixadores dos países da União Europeia, cujo financiamento tem permitido a produção, transporte e distribuição da vacina.  Este é um passo histórico em direção ao objetivo de garantir uma distribuição justa das vacinas COVID-19 em todo o mundo, naquela que é a maior operação de aquisição e fornecimento de vacinas da história.

Este é um passo histórico em direção ao objetivo de garantir uma distribuição justa das vacinas Covid-19 em todo o mundo, naquela que é a maior operação de aquisição e fornecimento de vacinas da história.

As vacinas transportadas pelo UNICEF eram provenientes da Índia (Mumbai) e passaram por Dubai, onde foi descarregado um lote de seringas financiado pela Gavi para o centro de distribuição regional do UNICEF, que está trabalhando para monitorar as vacinas na cadeia de abastecimento, desde a porta da fábrica até o local de entrada de cada país.

“Este é um momento importante para a Costa do Marfim, o continente africano e a COVAX – aproximando-nos de nosso objetivo comum de igualdade de acesso às vacinas COVID-19”, disse Marie-Ange Saraka-Yao., Diretora Geral da Gavi, a Aliança das vacinas. “Nosso trabalho na distribuição global apenas começou, mas Gavi está orgulhosa de ver o projeto da COVAX e da AMC se tornar uma realidade com esta primeira ela de expedições que protegerão os mais vulneráveis, incluindo profissionais de saúde na linha de frente da luta contra esta pandemia.”

“O acesso global e equitativo a uma vacina, que protegerá em particular os profissionais de saúde e aqueles com maior risco de contrair a doença, é a única maneira de mitigar o impacto econômico e de saúde pública da pandemia”, disse Jean -Marie Vianny YAMEOGO, representante da OMS na Costa do Marfim.

Já o representante do UNICEF na Costa do Marfim, Marc. Vincent, ressaltou que “as vacinas salvam vidas. À medida que os profissionais de saúde e outros funcionários da linha de frente forem vacinados, veremos um retorno gradual ao normal, incluindo melhor acesso aos serviços de saúde, formação e de proteção para todos, especialmente crianças (…). No espírito da cobertura universal de saúde, não devemos deixar ninguém para trás”.

“Como primeiro doador do sistema COVAX com um contributo de 2,3 mil milhões de euros, “Team Europe” (União Europeia, seus Estados-Membros e o Banco Europeu de Investimento) orgulha-se de ter facilitado o acesso aos marfinenses às primeiras vacinas contra Covid-19. Este é um sinal tangível de solidariedade, que gradualmente se estenderá a outros países africanos”, afirmou por sua vez Jobst von Kirchmann, embaixador da União Europeia.

Vatican News