Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de setembro de 2021

Curso sobre “vocação e missão do catequista” contou com a participação de 13 mil inscritos de todo o Brasil

26/08/2021 . Notícias da Igreja

Com a instituição do Ministério laical de catequista pelo Papa Francisco, a Edições CNBB ofereceu gratuitamente o curso: “Vocação e Missão do Catequista: por que um ministério?”. A formação on-line aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de agosto, às 20h, com transmissão pelas redes sociais.

O material das aulas foi todo baseado na Carta Apostólica Antiquum Ministerium, por meio da qual o Papa Francisco instituiu o Ministério de Catequista. O objetivo do curso foi o de aprofundar o entendimento acerca da instituição do ministério instituído, bem como contribuir para a vocação do catequista e a iluminação bíblica dos(as) participantes.

Puderam realizar a formação catequistas, líderes comunitários, animadores e animadoras de diferentes pastorais e movimentos. É um curso voltado para os catequistas, de modo geral, mas  foi aberto para os demais interessados. “Pois a catequese não deve interessar somente aos catequistas, mas toda a comunidade eclesial missionária deve interessar-se pela catequese”, salientou o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Ao iniciar a formação, dom Joel Portella, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, mencionou que a oportunidade era a de aprofundar, consolidar o serviço, a vocação e o ministério de catequista. “De onde você estiver se junte a nós, no mesmo sonho e na mesma alegria para apresentar Jesus, ajudar que muitos corações o encontre”, disse.

A catequese no Brasil é muito rica. Nós temos uma caminhada longa, de dedicação, de sacrifício, de abnegação. Nós temos momentos muito bonitos como agora que vemos ao longo dos anos: iniciação à vida cristã. A Igreja no Brasil tem como prioridade as comunidades eclesiais missionárias, pequenas comunidades, presença da Igreja em todos os cantos, nas casas, nos trabalhos, nas ruas. E aí a missão do catequista é muito importante!”, disse dom Joel.

“Aprendi que o catequista apresenta aquele rosto muito imediato do carinho de Cristo, porque é aquela pessoa que de modo dedicado, a começar pelo testemunho, faz a conexão entre a Igreja e Jesus Cristo”, disse dom Joel.

O assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá Santos, convidado para orientar a formação, avaliou a iniciativa como importante oportunidade para “fortalecer a vocação do catequista, motivar, agradecer a Deus pelo chamado de cada um, para conhecer melhor os fundamentos da vocação e da missão”.

Assista, abaixo, a formação completa:

Temas e os assessores

🔹 18 de agosto | Tema: A vocação de catequista.
Pe. Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
Maria Erivan Ferreira, Teóloga, coordenadora da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Nordeste I e professora da ESPAC (Escola Pastoral Catequética);
Pe. Wilson da Mota Fernandes, coordenador do Colegiado da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB.

🔹 19 de agosto | Tema: Ministério de catequista – iluminação bíblica.
Irmã Maria Aparecida Barboza, ICM, mestra em Teologia Bíblica, pós-graduada em Pedagogia Catequética;
Pe. Jânison de Sá Santos.

🔹 20 de agosto | Tema: Ministério instituído de catequista.
Pe. Jânison de Sá Santos;
Lucimara Trevisan, coordenadora do curso de Especialização em Catequética do Regional Leste 2 da CNBB;
Pe. Joãozinho, Scj.

CNBB