Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 05 de agosto de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 05 de agosto de 2021

Dioceses e regionais realizam retiros e atividades formativas inspiradas pelo chamado do Papa ao Ano de São José

30/04/2021 . Notícias da Igreja

Dioceses e regionais na Igreja no Brasil tem realizado retiros e cursos para aprofundar o chamado do Papa Francisco à vivência do Ano de São José, de 8 dez 2020 a 8 dez 2021, em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como Patrono da Igreja, pelo Papa Pio IX, 08 dez 1870.

Um bom exemplo vem da Arquidiocese de Florianópolis que promove, de 26 a 30 de abril, um retiro online sobre a Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”. O retiro está acontecendo com reflexões diárias nas redes sociais oficiais da Arquidiocese.

A cada dia, uma parte da carta apostólica será apresentada por pessoas convidadas, em uma transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube, sempre às 20h. Não é necessário inscrição para participar do evento, que é gratuito. Só no canal da arquidiocese no youtube o vídeo com o capítulo 2 e 2 da Patris Corde foram atingidas 880 visualizações.

O retiro está sendo conduzido pelo vigário geral da arquidiocese, padre Vitor Galdino Feller como uma oportunidade para mergulhar nas palavras do Papa Francisco e reavivar nossa devoção a São José.

Sobre a Patris Corde

O documento, lançado em celebração dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, foi apresentado pelo pontífice no último dia 8 de dezembro. As reflexões do Papa Francisco retomam a mensagem contida nos poucos versículos transmitidos nos Evangelhos para destacar ainda mais, assim como seus antecessores, o papel central de José na história da Salvação: o Beato Pio IX o declarou “Padroeiro da Igreja Católica”, o Venerável Pio XII o apresentou como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e São João Paulo II como “Guardião do Redentor”.

Esta edição inclui também o Decreto Jubilar um ensaio sobre São José e os Papas (de Pio IX ao Papa Francisco) e orações a São José.

> Clique aqui para acessar o documento no site do Vaticano.

Regional Sul 2

Aconteceu ao longo do sábado, 17 de abril, o 1º Retiro On-line de São José, direcionado às lideranças, promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB. O pregador do retiro foi dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR), que fez uma conferência no início da manhã, outra no início da tarde e, ao final do dia, um momento de partilha e celebração da Santa Missa. Participaram das conferências, ao vivo, cerca de 300 pessoas, de várias partes do Brasil.

O retiro faz parte de uma série de iniciativas, promovidas pelo Regional Sul 2 da CNBB, para animar a vivência do Ano de São José. Participar de um retiro espiritual com uma meditação sobre São José é um dos requisitos para lucrar uma indulgência plenária especial neste ano.

“São José: modelo de liderança cristã” foi o tema central das duas conferências proferidas por Dom Amilton. Na primeira, no início da manhã, o bispo abordou a questão do batismo e da fé, apresentando o que São José tem a nos dizer, hoje, em termos de fé. Na segunda conferência, dom Amilton falou sobre o mistério da Encarnação e a Caridade. Um roteiro para oração também foi disponibilizado aos retirantes, a fim de que pudessem aprofundar o tema nas orações pessoais.

Comunidade das Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade, de Curitiba (PR), participando do retiro.

Ao longo do dia, a secretaria do Regional Sul 2 recebeu centenas de fotos, em que as pessoas mostravam como prepararam o ambiente doméstico para o retiro. Foram recebidos também, inúmeros testemunhos sobre o dia de retiro e sobre a relação com São José.

Para a última conferência, foram convidados 3 retirantes para dar o testemunho, ao vivo, junto com dom Amilton: Irmã Irene Novak, das Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade, de Curitiba (PR), que, com mais 11 irmãs de sua comunidade, assistiam as conferências; Reginaldo Silva Carneiro, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Piraquara (PR), Diocese de São José dos Pinhais (PR); e Carlos Alixandre de Sousa, da Paróquia São Francisco de Assis, de Itapajé (CE), na Diocese de Itapipoca. Cada um dos três falou, brevemente, sobre a experiência do retiro on-line e a relação com São José.

O regional também está com inscrições abertas para a formação gratuita como extensão acadêmica “Introdução à Teologia de São José na Escritura, nas Tradições e nas múltiplas expressões cristãs”. O curso, em parceria com a Faculdade Bagozzi e Congregação dos Padres e Irmãos Oblatos de São José,  é destinado a agentes de pastoral, catequistas e ministros de diversas funções e será 100% on-line.  Inscrições aqui.

As duas conferências e o momento de conclusão do retiro estão disponíveis no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB: 

Arquidiocese de Macéio

A arquidiocese de Maceio realizou o Retiro Espiritual arquidiocesano em fevereiro. Os fiéis participaram momentos de  momentos de oração, palestra e do Terço de São José com transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese de Maceió. O formato on-line do retiro, devido à pandemia da Covid-19, não impediu que os cristãos católicos se unissem de forma virtual para louvar e pedir a Deus perseverança para enfrentar os dissabores gerados pela pandemia.

Com informações das arquidioceses de Florianópolis, Macéio e do Regional Sul 2 da CNBB

CNBB