Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 17 de junho de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 17 de junho de 2021

Em janeiro, edição especial da revista Terrasanta celebra cem anos de história

18/12/2020 . Notícias da Igreja

A edição dos 100 anos que será publicada em janeiro do próximo ano une relatos do passado e sinais de esperança para o futuro. A publicação tem laço estreito e forte com os lugares da vida terrena de Cristo, com os cristãos do Oriente, as “pedras vivas”, e com os frades franciscanos que há oito séculos na Terra Santa cuidam dos santuários, acompanham os peregrinos e se dedicam aos estudos bíblicos e arqueológicos. Entre os articulistas nesta edição especial, Andrea Tornielli repercorre as viagens papais à Terra Santa

Ouça e compartilhe:


A revista Terrasanta celebra seu centenário e para comemorar em janeiro haverá uma edição especial de 114 páginas em cores. Fundada em Jerusalém em janeiro de 1921 e agora publicada em Milão – norte da Itália –, a revista bimestral destina-se àqueles que desejam aprofundar seu conhecimento dos aspectos culturais e espirituais da Terra Santa e do Oriente Médio, oferecendo artigos sobre a Bíblia, assuntos atuais, ecumenismo, arqueologia, cultura e diálogo entre religiões.

A publicação tem laço estreito e forte com os lugares da vida terrena de Cristo, com os cristãos do Oriente, as “pedras vivas”, e com os frades franciscanos que há oito séculos na Terra Santa cuidam dos santuários, acompanham os peregrinos e se dedicam aos estudos bíblicos e arqueológicos.

Relatos do passado e sinais de esperança para o futuro

A edição dos 100 anos que será publicada no próximo ano une relatos do passado e sinais de esperança para o futuro. Entre os artigos encontram-se os de Massimo Campanini, um renomado islamista que morreu recentemente, e Ugo Tramballi, do diário italiano Sole 24 Ore (Sol 24 Horas), que oferecem leituras originais do conflito palestino-israelense.

As contribuições sobre monumentos e artefatos antigos são de Besema Hamarneh, uma arqueóloga da Universidade de Viena, na Áustria, e Michele Bacci, um historiador de arte envolvido na restauração dos mosaicos da Natividade em Belém.

Tornielli repercorre as viagens papais à Terra Santa

Andrea Tornielli, diretor editorial do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, repercorre as viagens papais à Terra Santa, enquanto especialistas em diálogo inter-religioso, acadêmicos, jornalistas e fotógrafos completam a edição, que é enriquecida por arquivos que retratam os temas e momentos da revista.

Terrasanta tem acompanhado os leitores desde o fim do Império Otomano até a atual crise síria, passando pela Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, o nascimento do Estado de Israel, a morte de Yitzhak Rabin e o sonho desfeito de Oslo, até as notícias geopolíticas de hoje.

Várias iniciativas marcam o centenário da revista

Alguns intelectuais importantes do século XX escreveram para a revista, como Giuseppe Tucci e Fosco Maraini, assim como franciscanos de grande fama, como o arqueólogo Bellarmino Bagatti e o escritor Nazareno Fabbretti.

Várias iniciativas foram planejadas para o centenário da revista bimestral, incluindo a digitalização de todos os números da revista publicados desde 1921; as “Jornadas de Arqueologia, Arte e História do Oriente Médio” dedicadas às principais áreas de interesse da revista; e o projeto de catalogação e restauração do patrimônio de filmes e documentários sobre a Terra Santa, em colaboração com a Fundação Cineteca Italiana de Milão.

Fonte: Vatican News – TC/RL