O Setor Juventude do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunido em videoconferência, na manhã do dia 23 de março.
Na reunião, estiveram presentes, o Bispo Diocesano de São João del-Rei (MG) e referencial da Comissão para a Juventude, Dom José Eudes Campos do Nascimento, padres e diáconos Assessores da Juventude e das jovens Mariana e Jhordana, representantes de Minas Gerais e Espírito Santo da Pastoral da Juventude (PJ).
Após a oração inicial, o padre Aylton da Diocese da Campanha (MG) apresentou ao grupo o curso de Pós-Graduação da UNISAL sobre a Pastoral Juvenil, como orientação e incentivo para os que buscam aprofundar-se no trabalho pastoral com a juventude. “Com aulas presenciais e à distância, foi possível aprender temas como assessoria, coordenação, Pastoral e cultura juvenil, políticas públicas para juventude, comunicação, internet, afetividade, sexualidade e o método de trabalho com jovens”, comentou.
Posteriormente, a secretária Regional da PJ, Mariana Borges, agradeceu pelo espaço concedido e explicou como se organiza a Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (CRPJ): coordenação com representação de cada (Arqui)Diocese em que a PJ está organizada e os serviços da secretaria, assessoria e representação do Leste 2 na Coordenação Nacional (CN). “Estamos nos preparando para Ampliada Regional, sonhada desde 2019 para ser realizada na Diocese de São Mateus (ES), mas com a atual situação será promovida na modalidade virtual”, afirmou. “Neste ano, o tema proposto será: É preciso regar e cuidar para frutificar no chão sagrado de luta e a inspiração bíblica: Outras sementes, porém caíram em terra boa e renderam bons frutos (Mt 13, 8)”, completou.
Jhordana Donato, membro da PJ da Arquidiocese de Vitória (ES), orientou aos participantes sobre os detalhes do encontro. “Será de 03 a 06 de julho, com uma metodologia de apresentação do Ver, Julgar, Agir e Celebrar. Esperamos a participação de quatro representantes de cada (Arqui)Diocese, sendo um CR, um assessor e dois jovens”, explicou.
Dom José Eudes pediu que, mesmo aquelas Igrejas Particulares em que não houvesse organização da PJ, deve sugerir os representantes já que a participação pode ser o primeiro passo para a organização da Pastoral na (Arqui)Diocese.
Também houve um repasse dos assuntos abordados na reunião de nível nacional, avaliação do projeto IDE, o processo de elaboração do estatuto nacional do EJC e seu jubileu de ouro e partilha sobre a situação de cada Província Eclesiástica.
Encerradas as partilhas, Dom José Eudes, avaliou positivamente a produtividade da reunião e a presença expressiva dos padres e diáconos referenciais da juventude.
Mensagem aos jovens diante do agravamento da pandemia
A propagação da Covid-19 tem imposto ao mundo desafios sem precedentes nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda, inclusive a população jovem no Brasil, que soma 47,2 milhões (23% da população brasileira).
Pensando neste público, especificamente, Dom José Eudes Campos do Nascimento, gravou uma mensagem de motivação, principalmente aos que integram pastorais e movimentos de atuação na Igreja Católica.
CNBB Leste 2