Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 25 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 25 de setembro de 2021

Faleceram dois bispos chineses idosos: a fé acima de tudo

23/02/2021 . Notícias da Igreja

Um estudioso que traduziu importantes obras religiosas e outro sacerdote que sofreu com trabalhos forçados, ambos firmes em sua fé e grandes evangelizadores: Dom Andrew Han Jingtao de 99 anos e Dom Joseph Zong Huaide com quase 100 anos de idade

Vatican News

Com poucos dias de diferença, faleceram há cerca de um mês e meio dois bispos muito idosos que pertenciam a duas províncias da China continental, Siping e Shaanxi. Suas histórias.

Dom Andrew Han Jingtao

Na noite entre 30-31 de dezembro de 2020, faleceu aos 99 anos de idade o bispo Andrew Han Jingtao, bispo “não oficial” de Siping, província de Jilin (China Continental). Nascido em 26 de julho de 1920 em uma família católica devota em Shanwanzi, durante sua infância a família se mudou para o Condado de Linxi, Mongólia Interior. Em 1932 entrou no seminário menor de Siping e, em 1940, no seminário maior de Changchun. Em 14 de dezembro de 1947 foi ordenado sacerdote. Por causa de sua fé católica e sua lealdade ao Papa, em 1953 ele foi preso e, após um período de prisão, condenado a trabalhos forçados por 27 anos, 6 dos quais foram passados em solitária em um bunker.

Em 1980, graças à intervenção do Vice-Presidente Deng Xiaoping, ele foi libertado em consideração aos serviços que ele poderia prestar ao Estado como acadêmico. Então começou suas atividades como professor na Universidade Normal de Changchun e no Instituto de História da Civilização Clássica da Universidade Normal do Nordeste, com o título de professor associado. Desta forma, ele introduziu muitos chineses ao estudo do latim e grego e à cultura clássica ocidental. Entre suas principais obras está a tradução chinesa da Summa Theologiae de São Tomás de Aquino.

Em 6 de maio de 1982 ele foi secretamente consagrado Bispo Coadjutor de Siping, e em 1986, após a morte de D. Chang Zhenguo, tornou-se Bispo Ordinário. Na Diocese fundou o Legio Mariae e a Congregação religiosa do Monte Calvário, ramos masculinos e femininos. Em 1993 ele fundou o primeiro centro de saúde e o primeiro lar de idosos da Diocese, bem como um orfanato.

Nos últimos anos, Dom Han Jingtao tinha vivido sob rigoroso controle policial. Após o funeral, que o clero e os fiéis não puderam comparecer, seu corpo foi cremado. Graças aos insistentes pedidos de sua família, as autoridades locais permitiram que as cinzas do prelado fossem depositadas no cemitério de sua aldeia natal, ao lado de seus pais. Em sua lápide, porém, não há nenhum sinal religioso nem o título de Bispo.

Dom Joseph Zong Huaide

No dia 5 de janeiro de 2021, Dom Joseph Zong Huaide, bispo emérito de Sanyuan, na província de Shaanxi (China Continental), faleceu com quase 100 anos de idade. Nascido em 16 de junho de 1920 na aldeia de Wuguanfang, condado de Sanyuan, o quarto de cinco filhos de uma família católica, entrou no Seminário Menor de Tongyuanfang em 1935. Após completar seus estudos teológicos, foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1949. Por causa de sua fé, em 1965 foi preso e em 1966 foi condenado a trabalhos forçados. Em fevereiro de 1980 ele foi libertado e voltou ao sascerdócio em Tongyuanfang.

Em 9 de agosto de 1987 foi secretamente ordenado bispo e após alguns anos foi oficialmente reconhecido como tal pelas autoridades civis. Em 23 de dezembro de 1997, pôde fazer uma peregrinação à Itália e foi recebido no Vaticano pelo Papa São João Paulo II.