Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 11 de maio de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 11 de maio de 2021

História do Santuário

Queridos irmãos e irmãs, devotos de São Geraldo Majela, “vou fazer-me santo!” é a expressão que resume toda a vida de São Geraldo Majela.

“Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto quiser!”, repetia São Geraldo em suas palavras e em seus atos. Assim compreendeu que a vontade de Deus era simplesmente poder amar todo se humano. Assim o fez. Amou a todos e foi o intercessor do povo em todas as suas pequenas ou grandes dificuldades, como servidor alegre e humilde.

A devoção a São Geraldo Majela é uma linda manifestação da fé em nossa cidade de Itabira, mas não somente, também em todo o nosso território diocesano. O Santuário São Geraldo Majela, tem sido um lugar de acolhida, de peregrinação de diversos devotos. Tomou uma importância e um lugar de referência para nós cristãos.
A presença geraldina na cidade de Itabira pode ser notada por meio de quadros e imagens do santo nas casas e estabelecimentos comerciais da cidade e região. Existem registros históricos nos quais é detectada uma forte devoção a São Geraldo passada de pai para filho.

Na década de 1970, teve início a construção da Igreja dedicada a São Geraldo Majela no Bairro Major Lage de Baixo possibilitando um espaço dedicado a devoção. No início da década de 1980, um grupo de pessoas começou a realizar caravanas para Curvelo a fim de manter contato com o Santuário e Basílica de São Geraldo, trazendo de lá o desejo de que a devoção se fortalecesse.

Ao final do século XX, emergiu a ousada proposta de construção de um Santuário dedicado a são Geraldo no município-sede da Diocese.

No ano 2000, percebendo a grande devoção ao santo redentorista, idealizou-se um Santuário para acolher os fiéis de Itabira e região. O início deste sonho contou com a importante colaboração do Padre Taumaturgo Assis de Oliveira que, num primeiro momento se preocupou em adquirir o terreno e trazer para a paróquia a relíquia de São Geraldo, vinda da Itália, atualmente exposta no Santuário para veneração pública. A relíquia dos ossos de São Geraldo foi trazida da Itália para Itabira pelo Pe. Mássimo no dia 14 de junho de 2002. Em 2003 a Companhia Vale do Rio Doce doou à Paróquia Nossa Senhora da Penha uma área de 4.262,75m² com a finalidade da construção do Santuário dedicado a São Geraldo. O projeto idealizado pelo Pe. Taumauturgo sofreu diversas alterações no gestão do Pe. Cleverson e, atualmente, na gestão do Pe. Ueliton.

Em janeiro de 2009 assumiu a paróquia o Pe. Cleverson Francisco da Silva Pinheiro e no dia 3 de setembro de 2009, iniciou-se a execução do projeto no terreno do Bairro Esplanada da Estação, projeto este ainda em execução.

Atualmente, mesmo ainda em fase de construção, o Santuário São Geraldo, administrado pelo Pe. Ueliton Neves da Silva, conta uma programação intensa de atividades pastorais para atender aos fiéis e alimentá-los em sua devoção geraldina: novena pérpetua semanal; missa votiva mensal, todo dia 16; Oitavário de São Geraldo, em julho; feira da providência, em setembro; Novena e Festa de São Geraldo, em outubro; mergulhos de Naamã; cerco de Jericó etc. Grupos pastorais que se reúnem no Santuário atualmente: terço dos Homens, Irmandade de São Geraldo, grupo de oração adorai, grupo das santas chagas, movimento das mães que oram pelos filhos, fraternidade filhos de Maria, grupo de brigadistas etc.

São Geraldo, ao socorrer o povo, sobretudo as famílias, as mães aflitas, os pais desempregados, os filhos atribulados e as crianças abandonadas, nos recorda algo fundamental: o poder vivificante do Pai Criador sobre a criação e suas criaturas. Os milagres, as curas, as graças, as bênçãos de conforto e esperança que os devotos alcançam por intercessão de São Geraldo se referem não só a restauração da obra criadora pelo Pai celeste e por seu Amor sempre refeita. São Geraldo nos ajuda apontando para o acontecimento novo que é o Reino que Jesus nos traz. O Espírito Santo de Jesus nos faz enxergar que a Paz divina vai triunfando em meio às provações.

Que São Geraldo continue cuidando do povo itabirano, município provilegiado de sua atenção e devoção. Que São Geraldo irradie a paz de Jesus para todas as famílias.

Que ele nos obtenha, além das curas, bênçãos e milagres, sobretudo a graça de sermos parecidos com ele e seguirmos seu exemplo. O mais importante ao suplicar a intercessão de São Geraldo é desejar de coração atingir sua experiência espiritual de união íntima com Jesus, de tal modo que o mistério do amor eterno entre o divino e o humano penetre todo o nosso ser.

Que Deus vos abençoe e vos guarde. São Geraldo Majela, rogai por nós.

Pe. Ueliton Neves da Silva