Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 04 de agosto de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 04 de agosto de 2021

Histórias centenárias e a devoção ao Santo no Leste 2 são destacadas na segunda reportagem da série ‘São José na Igreja no Brasil’

06/04/2021 . Notícias da Igreja

Na segunda reportagem da série ‘São José na Igreja no Brasil’, que celebra o “Ano de São José” convocado pelo Papa Francisco com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, publicada por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o portal da CNBB traz a devoção ao santo no Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A convocação do ano especial, que teve início no dia 8 de dezembro de 2020 e será celebrado até 8 de dezembro de 2021, é um chamado de Francisco para que os católicos conheçam melhor o pai adotivo de Jesus e a sua importância no plano salvífico de Deus.

Segundo o Vatican News, a tradição cristã sempre teve uma especial atenção à importância do sim de Maria, mas nem sempre reconheceu com a mesma consciência a importância do sim de José, o carpinteiro de Nazaré, a quem Maria estava prometida em casamento.

“Foi crucial a aceitação de José para que o plano da Salvação de Deus pudesse ser realizado. A Sagrada Escritura não esconde as dificuldades pessoais que São José precisou enfrentar ao receber o anúncio de que sua futura esposa, sem ter contato com homem algum, estava grávida”, destaca o Vatican News.

São José na Igreja de Minas Gerais

Em Minas Gerais, há mais 120 anos na rua dos Tupis, 164 – Centro de Belo Horizonte (MG) era instalada a Igreja de São José, uma das mais antigas da cidade. A paróquia foi criada em 27 de janeiro de 1900, por dom Silvério Gomes Pimenta, e entregue aos Missionários Redentoristas para o seu cuidado pastoral.

De acordo com a arquidiocese, a paróquia de São José é lugar privilegiado de religiosidade, cultura, manifestações e encontros na cidade de Belo Horizonte, que possui outras 11 igrejas dedicadas ao santo.

Em todo o estado de Minas, que possui sete (7) arquidioceses e 21 dioceses, São José é padroeiro de 93 paróquias. A segunda maior concentração de igrejas dedicadas ao santo é na arquidiocese de Mariana com 10 paróquias, seguido pela diocese de Guaxupé com 8, arquidiocese de Pouso Alegre e diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, ambas com 6 paróquias. As demais possuem entre 5 e 1 igreja dedicada ao pai adotivo de Jesus.

No dia 19 de março deste ano, um capítulo especial foi escrito na história da centenária Igreja São José no centro de BH. O templo foi solenemente elevado a Santuário Arquidiocesano São José. A celebração foi presidida pelo arcebispo de BH e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Na homilia, dom Walmor destacou os 150 anos de reconhecimento do santo como patrono da Igreja e ressaltou a obediência do pai adotivo de Jesus. “Em gesto de bondade e de respeito, São José tudo fez para salvar a vida de Maria e do seu Filho amado, oferecendo-se por amor. Este deve ser o nosso caminho, a nossa escola, tudo fazer por amor”, disse.

Padroeiro da Diocese de Ituiutaba (MG)

Há quase 600 km da capital dos mineiros, a diocese de Ituiutaba que fica no Triângulo Mineiro, tem como padroeiro São José. A diocese foi criada em 16 de outubro de 1982 pelo Papa João Paulo II com território desmembrado da Arquidiocese de Uberaba e da Diocese de Uberlândia.

A história de Ituiutaba tem suas raízes em São José. De acordo com o portal da prefeitura municipal, no local onde fica a catedral dedicada ao santo surgiu a primeira capela erguida às margens do Córrego Sujo em 1832. O primeiro nome do lugar foi Arraial de São José do Tijuco. Segundo o portal, em 1833 chegou o primeiro capelão, Padre Francisco de Sales Souza Fleury.

São José na Igreja do Espírito Santo

O estado do Espírito Santo também faz parte do Regional Leste 2 da CNBB com arquidiocese de Vitória e suas outras três dioceses: Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Nesta circunscrição eclesiástica, São José é padroeiro de seis paróquias na arquidiocese de Vitória, duas na diocese de Cachoeiro de Itapemirim e uma na diocese de Colatina.

As duas igrejas mais antigas dedicadas ao pai adotivo de Jesus no Espírito Santo são a paróquia São José, no município de Fundão, criada em 1953 e a paróquia São José, na capital criada em 1962.

Ao todo, o Regional Leste 2 da CNBB conta com 105 paróquias dedicadas a São José nas oito (8) arquidioceses e nas 21 dioceses do regional, que é presidido pelo bispo de Divinópolis (MG), dom José Carlos de Souza Campos.

Escrito por Bruno Feitosa da ascom da CNBB Nacional
Com informações da ascom do Regional Leste 2 da CNBB

Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)
Arquidiocese de Vitória (ES)
Diocese de Ituiutaba (MG)

CNBB Leste 2