Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 09 de dezembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 09 de dezembro de 2021

INTENÇÕES DO SANTO PADRE Papa Francisco MÊS DE agosto  .  2021
TODAS AS INTENÇÕES DO PAPA

A Igreja (Pela Evangelização)

01/08/2021 . Intenções do Papa

Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho.

Reflexão

Uma das facetas mais visíveis do pontificado do Papa Francisco é a reforma que ele tem vindo a fazer na Cúria Vaticana, um processo lento, em discernimento, que vai, pouco a pouco, procurando fazer da estrutura do Vaticano um organismo mais voltado para a missão da Igreja no mundo do que debruçado sobre si e as suas questões internas. Mas esta reforma das estruturas não é um fim em si mesma e nem sequer se pode resumir a reforma da Igreja a isto. A reforma da Igreja é, antes de mais, entrar num processo que a torne mais capaz de ser sinal e presença do Amor de Deus Pai no mundo, de uma forma mais evidente e consistente com o Evangelho. Face aos grandes desafios do mundo e numa época de grandes mudanças, num mundo ferido por divisões, extremismos, desigualdades, violência, perda do sentido do valor sagrado da vida humana, a Igreja deseja, com a força do Espírito Santo, ser um sinal da Misericórdia de Deus, não ficando isolada dos problemas, mas comprometendo-se a fundo com as fronteiras existenciais onde vivem e sofrem os filhos e filhas de Deus. Diremos, com certeza, que isto é o que a Igreja fez, através da vida santa de tantos cristãos ao longo da sua história, mas o Santo Padre, com esta intenção, deseja que aquilo que moveu esses corações seja mais visível no modo como a Igreja, institucionalmente, se entende e percebe o seu lugar e estilo de missão no mundo. Daí que o Papa Francisco se vá referindo a este estilo de presença, à luz do Evangelho, como uma Igreja que é «hospital de campanha», sem medo de se sujar, uma «Igreja pobre e para os pobres». Em várias circunstâncias, tem feito ecoar estes apelos, que não são apenas para os que têm responsabilidades eclesiais, mas para cada um de nós. Unamo-nos ao Santo Padre nesta conversão que começa no coração, a conversão a Cristo, para mais amar e servir o mundo como Ele fez.

Oração

Oração Senhor Jesus, deixaste aos teus Apóstolos o mandato de ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho. A Igreja, que é o teu Corpo, continua hoje essa missão, levando a proximidade do Reino a todos os que precisam da tua graça. Envia à Igreja o teu Espírito Santo, para que se renove e conforme à tua imagem, e seja no mundo sinal de ternura e misericórdia. Pai-Nosso…

Desafios

– Amar a Igreja, na sua beleza, diversidade e também nas suas dificuldades, sentindo-me parte deste Corpo e responsável pela sua missão. – Discernir e escolher o melhor, pedindo na oração a graça do Espírito Santo, que me ilumina e me faz escolher aquilo que é a vontade do Pai, tal como Jesus o fez. – Viver em amizade profunda com Jesus, a única forma de verdadeiramente reformar a própria vida, a partir da oração. – Ser disponível para a missão de Cristo, sentindo-me apóstolo enviado em nome da Igreja a todos aqueles com quem me encontro.