Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 25 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 25 de setembro de 2021

INTENÇÕES DO SANTO PADRE Papa Francisco MÊS DE dezembro  .  2020
TODAS AS INTENÇÕES DO PAPA

Para uma vida de oração (Pela Evangelização)

10/12/2020 . Intenções do Papa

Reflexão

No último mês deste ano, o Santo Padre conduz o nosso coração para o fundamento da nossa vida cristã: a oração. É na oração que acontece o encontro com o Senhor, a escuta da sua Palavra e daquilo que ecoa dentro de nós quando confrontamos a vida com o sopro do Espírito. A oração alimenta, faz ler os acontecimentos, ilumina e dá forças para continuar o caminho com o Pai, numa atitude de dar a vida como Jesus.

Este ano 2020 foi um ano surpreendente, doloroso e ainda estamos a recuperar do que aconteceu e continua a acontecer por causa da pandemia do Coronavírus. Ficam na memória acontecimentos marcantes na nossa vida de fé: a oração do Papa Francisco na Praça de S. Pedro vazia, a 27 de março, a semana santa e a Páscoa celebradas em igrejas vazias. No nosso país, a celebração do 12 e 13 de maio em Fátima sem peregrinos. Os momentos mais icónicos deste tempo, que ficarão para a história, colocam-nos diante do silêncio, do despojamento e remetem-nos apenas para a oração. É em Deus e na sua misericórdia que colocamos a nossa vida e as nossas intenções, por nós, pelo mundo, por todos os que precisam.

Este ano de 2020 alertou-nos para a necessidade da confiança e da solidariedade e de como estas nascem e se alimentam da oração. É neste ambiente que se geram as atitudes necessárias, que não fazem cair no desânimo e na incapacidade, mas elevam os olhos e o coração para a missão e para a transformação da realidade naquilo que é querido e sonhado por Deus: o seu reino de paz e de justiça.

Na celebração dos 175 anos do Apostolado da Oração, em junho de 2019, em Roma, o Santo Padre disse que «O coração da missão da Igreja é a oração». Rezemos para que tenhamos sempre esta frase como um mote para a nossa vida pessoal, das famílias e comunidades. Quando tudo parece faltar, é a oração que nos mostra e confirma que a fidelidade amorosa do Pai nunca nos falta. Neste tempo de Advento, esperando o nascimento de Jesus, esperamos também o nascimento da vida nova e da sua luz, nas noites que atravessamos.

Oração

Senhor Jesus,
enquanto esperamos o teu nascimento,
pedimos-Te a graça de cuidarmos na nossa vida
o espaço e o tempo da oração.
Que a oração seja o ambiente onde tudo começa e tudo acaba.
Na oração recebemos a tua inspiração
que nos leva a amar e a servir os nossos irmãos.
Na oração trazemos todos os acontecimentos
para os agradecer e aprender com eles.
Pedimos-Te a graça da fidelidade
e a alegria do encontro contigo no nosso coração.

Pai-Nosso…

Desafios

– Procurar viver de modo mais intenso este Advento e Natal, na oração pessoal, em família e em comunidade, preparando melhor os momentos de oração e enriquecendo-os com criatividade e profundidade.

– Fazer uma releitura orante do ano que está a terminar, do que se retirou de todos os momentos mais difíceis, os momentos mais simbólicos, e deixar que o Senhor fale no nosso coração para encontrar um sentido e uma aprendizagem para tudo.

– Procurar conhecer e praticar algumas pedagogias de oração, de modo particular as que são promovidas pela Rede Mundial de Oração do Papa: a plataforma Click To Pray e O Caminho do Coração.

Passo a Rezar: