Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 05 de agosto de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 05 de agosto de 2021

Irmã André completa 117 anos e parabeniza a Rádio Vaticano

12/02/2021 . Notícias da Igreja

A religiosa francesa comemora seus 117 anos nesta quinta-feira, 11 de fevereiro. Fiel ouvinte da Rádio Vaticano, ela envia seus melhores votos à emissora Papa.

“Rádio Vaticano, feliz aniversário! 90 anos! Ainda é jovem!” Foi o que disse de maneira divertida a irmã André, a religiosa mais idosa do mundo, mais idosa da França e da Europa, e provavelmente a vice da mais idosa da humanidade a japonesa Kane Tanaka, que completou 118 anos no dia 2 de janeiro.

A religiosa francesa completa 117 anos, nesta quinta-feira (11/02), na véspera do aniversário da Rádio Vaticano. Curada do coronavírus, que afetou vários residentes de sua casa, a irmã André chamou a atenção da mídia internacional esta semana. Embora agora cega e numa cadeira de rodas, ela mantém o espírito animado, alimentado por sua amizade com os outros residentes da casa de repouso e pela escuta constante da Rádio Vaticano que lhe oferece uma janela para o mundo, sobre os acontecimentos atuais, e marca sua vida de oração.
Uma viagem marcada pelo cuidado com os mais frágeis

Nascida em 1904, irmã André viveu a Terceira República Francesa, assim como as duas guerras mundiais e o advento da Quarta e Quinta Repúblicas, na França. A religiosa de São Vicente de Paulo também viveu sob os pontificados de dez Papas, de São Pio X a Francisco.

Protestante de nascimento e com um avô que era pastor, irmã André, nascida Lucile Randon, se converteu ao catolicismo aos 19 anos, para entrar para as Filhas da Caridade de Paris aos 40 anos, no contexto de uma “vocação tardia” que dura quase 77 anos.

Depois de 28 anos passados no hospital de Vichy, dedicando-se ao cuidado dos idosos e órfãos, irmã André (nome masculino escolhido em homenagem a seu irmão, perplexo com sua entrada na vocação), retirou-se para uma primeira casa de repouso em Savoie, em Les Marches. Foi somente em 2009 que irmã André, com 105 anos, se mudou para o sul da França, em Toulon, para a casa de repouso de Santa Catarina Labouré.

A religiosa, que recebeu do Papa Francisco um terço pelo seu 115º aniversário, confidenciou nas entrevistas que achava o Santo Padre muito “corajoso”.

“Rezem por mim… e eu rezo por vocês”, conclui a sua breve mensagem de bons votos à Rádio Vaticano, usando uma expressão que recorda a do Papa Francisco.

Fonte: Cyprien Viet e Anne-Quitterie Jozeau – Vatican News