Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de setembro de 2021

Live Igreja no Brasil Painel nesta quinta-feira, 5 de agosto, vai discutir o tema: “Uma Igreja Sinodal a caminho”

05/08/2021 . Notícias da Igreja

O Papa Francisco anunciou a convocação da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos com o tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” com um processo que começa nas Igrejas Particulares, passa pelas Conferências Episcopais, Conferências Continentais e com o ponto alto em 2023.  A Igreja no Brasil também já está se mobilizando para fazer parte, desde as dioceses, desde grande processo de participação desencadeado pelo Papa Francisco afim de ouvir as Igrejas particulares sobre os rumos da Igreja. No último dia 29 de julho, a Equipe de Animação do Sínodo 2023 promoveu um encontro que reuniu  244 pessoas representantes de 74.82% das 278 circunscrições religiosas no Brasil.

O foco do encontro, segundo o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, foi mobilizar os representantes das dioceses – Igrejas Locais – espaço onde vai se desenvolver a primeira fase do Sínodo 2023, prevista para ser realizada de outubro de 2021 a março de 2022. As outras duas fases são a Fase Continental, prevista para acontecer de setembro de 2022 a março de 2023, e a fase da Igreja Universal – o Sínodo propriamente dito – a ser realizada em outubro de 2023.

Para aprofundar o tema “Uma Igreja Sinodal a caminho” e compreender o que significa a busca por a vivência de um processo sinodal convocado pelo Santo Padre, a próxima edição da Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel vai discutir o tema “Uma Igreja Sinodal a caminho”.

O mediador, dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, receberá, como convidados, o assessor do Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação da CNBB, padre Júlio César Resende, e o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers. Ambos são membros da equipe de animação no Brasil do processo do Sínodo de 2023.

Os convidados abordarão as referências (teológico, jurídicas e pastorais) do magistério da Igreja e do Santo Padre que apontam para a compreensão do que significa a experiência de buscar uma Igreja mais sinodal. Também será apresentado, em linhas gerais, como acontecerá no Brasil as fases e processos do Sínodo 2023.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

 

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um convidado especialista no tema e pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

CNBB