Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de novembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de novembro de 2021

Mais dioceses chilenas colocam igrejas à disposição para vacinação contra Covid-19

26/02/2021 . Notícias da Igreja

Rancagua, Osorno, Chillán e Concepción são algumas das Dioceses que sentiram-se chamadas a transformar paróquias e basílicas em centros de vacinação, “um ato de amor ao próximo e responsabilidade moral pelo bem comum”.

Os bispos do Chile defendem que a vacina contra a Covid-19 é uma prioridade, tanto que diversas dioceses colocaram suas igrejas à disposição para facilitar a campanha de vacinação. A informação está no site do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), que também recorda a recente mensagem quaresmal dos prelados chilenos em que “a possibilidade de acesso a uma das vacinas contra a Covid-19 é indicada como uma janela de esperança para iniciar o processo de superação desta grave pandemia”.

Por isso, o episcopado convida todos a se vacinarem, segundo os planos da autoridade sanitária, nos postos de vacinação, “porque não há motivos justificados para suspeitar que as vacinas sejam nocivas ou que o seu uso possa ser moralmente inaceitável”.

Rancagua, Osorno, Chillán e Concepción são algumas das Dioceses que quiseram transformar paróquias e basílicas em centros de vacinação, “um ato de amor ao próximo e responsabilidade moral pelo bem comum”.

Em Osorno, também a Catedral acolhe a campanha de vacinação, e o bispo, Dom Jorge Concha, insistiu na sua importância, especificando que é necessário aderir e apoiar o projeto “porque se trata de promover a saúde, a vida e isso é bom para todos”, é um“ sinal de fraternidade”.

Na Diocese de Chillán, o Pe. Gonzalo Gómez disse que acolheu com alegria a possibilidade de “poder contribuir para esta importante campanha” para o país. “A população acolheu muito bem esta disponibilidade da paróquia de abrir as suas portas – acrescentou. Os comentários que tivemos nas redes sociais foram positivos e agradecidos; sobretudo os idosos, não terão que se deslocar para outros lugares.”

“Não seremos a grande solução – continuou Pe. Gómez – mas uma pequena contribuição que podemos dar e é por isso que pedimos às pessoas a tomarem consciência dessa vacinação para que todos possamos ser imunizados contra a pandemia”.

Por fim, da Arquidiocese de Concepción, a declaração do Pe. Héctor Osório, que afirmou “estarmos felizes em poder abrir as portas de nossa paróquia para oferecer um serviço à comunidade. A vacinação ajuda a prevenir e a cuidar uns dos outros”.

O Chile é o país da América Latina que mais adquiriu vacinas e que registra a taxa mais elevada de vacinação contra a Covid-19. No mundo, é o 9°, atrás de Israel, Seychelles, Emirados Árabes, Reino Unido, Maldivas, Estados Unidos, Barein e Sérvia.

Em números absolutos, o Chile – que tem 19 milhões de habitantes –  aplicou 2.924.279 doses, o que corresponde a uma média diária de 135.276.

Vatican News Service – TC