Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de julho de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de julho de 2021

Mutirão de Comunicação terá evento teste; iniciativa é apenas para inscritos

15/07/2021 . Notícias da Igreja

A Comissão organizadora do Mutirão de Comunicação 2021 preparou um evento teste, o Esquenta Mutirão, com um bate-papo sobre o encontro e toda a programação do evento e os bastidores.

O Esquenta Mutirão acontecerá nesta quarta-feira, 14 de julho, às 20h, por meio da plataforma Zoom. Para participar, o inscrito deverá ficar atento ao e-mail cadastrado e WhatsApp, pois o link de acesso ao Zoom será enviado algumas horas antes.

Segundo a Patrícia Luz, membro da Comissão organizadora, a ideia do Esquenta Mutirão é realizar um teste – uma transmissão ao vivo – utilizando a mesma ferramenta do dia do Mutirão, que é o Zoom.

“Claro que será numa versão compacta, mais simples. Não estaremos com os recursos que usaremos no dia do Mutirão, com câmeras de última geração, efeitos de edição, mas a ideia é que a nossa equipe de secretaria, que é composta por quase 50 pessoas, possa perceber como realizar esse atendimento da melhor maneira possível”, contou.

Patrícia explicou, ainda, que a escolha do Zoom para realizar o encontro se deu para proporcionar um mínimo de acolhimento e interação entre os participantes, já que o Mutirão não será realizado de forma presencial como nos anos anteriores. “Nós poderíamos ter escolhido o Youtube, mas é um tipo de plataforma em que a interatividade cai bastante e através do Zoom podemos ter essa sensação de proximidade com as mais de 5 mil pessoas que irão participar do evento”, disse.

Programação do Esquenta Mutirão

A programação é uma bate-papo informal, que contará com a presença do dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na ocasião, ele falará sobre o tema principal do Mutirão, para que as pessoas comecem a entrar no clima. Também tratará sobre curiosidades e desafios para a realização.

“A ideia de fazer o evento hoje é justamente para que a gente possa iniciar esse esquenta, essa motivação para os participantes”, finalizou Patrícia.

O Mutirão de Comunicação

O maior evento de comunicação eclesial do país, o Mutirão de Comunicação, irá ocorrer nos dias 23 e 24 de julho de 2021.

A construção do tema considerou a urgência de respostas efetivas aos desafios que as várias frentes hoje de defesa da dignidade e da liberdade humanas experimentam, em destaque na comunicação, e que se dão de variados modos nas mais distintas sociedades.

Com a inscrição “Por uma comunicação integral”, o tema se define, em primeiro lugar, como a inarredável defesa política e social de uma comunicação democrática, horizontalizada e responsável.

“É um tema, mas também um lema, pois se coloca como um brado, um grito de inclusão dos que são marginalizados, impedidos de se manifestarem e de darem-se a conhecer em seus modos de ver e de dizer o mundo. Comunicação integral, também, na abertura que deve existir em relação ao outro; em uma postura verdadeiramente dialógica e na consideração das diferenças e do direito humano de todos a se comunicar”, disse o professor Mozahir Salomão, coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB.

Programação

A programação terá início na sexta-feira, dia 23 de julho, às 16h45, com previsão de encerramento às 21h. Logo às 18h haverá a palestra magna “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”, com a participação de Massimo di Felice. Já às 19h15 haverá a conferência “Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo”, com Magali Cunha. Às 20h, haverá um momento de interação com reflexões e diálogos com os participantes.

No sábado, dia 24, o Mutirão se estende de 8h30 às 18h. Às 9h haverá a conferência “Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja?”, com o palestrantes Paolo Benanti. Na sequência, Às 10h, a conferência “Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti”, com o Norval Baitelo Jr.

Às 11h15 é a vez de uma mesa redonda sobre “ecologia das mídias e nas mídias católicas”, com a participação da Adriana Braga e do André Trigueiro. Às 13h30 haverá a conferência “Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade”, com a Viviane Mosé.

Às 14h30 é a hora da conferência “Utopias do mundo integral”, com o Carlos Ferraro; já às 16h10 haverá a conferência “Comunicação integral: influenciadores ou influenciados?”, com a participação de Elizabeth Saad.

Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade, lançamentos de livros, tecnologias de comunicação e apresentações culturais. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

Conheça algumas das conferencistas (AQUI).

CNBB