Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de setembro de 2021

Nota de Repúdio à mineração predatória na Serra da Piedade

09/09/2021 . Notícias da Igreja

“Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois a vida de alguém não consiste na abundância de suas posses”. (Lc 12,15)

Os Bispos do Regional Leste 2 se unem à Arquidiocese de Belo Horizonte na sua luta pela defesa da vida e do meio ambiente e repudiam a decisão arbitrária e ilegítima do Conselho de Política Ambiental | COPAM do Estado de Minas Gerais.

Não obstante o parecer contrário da Agência Nacional de Mineração (ANM) e de provas evidentes de que tal projeto extrativista no Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade colide totalmente com a legislação vigente, o COPAM legitimou esta ação delituosa e predatória, que ameaça a vida humana, a natureza e o bem comum.

A legitimação desta atividade minerária na Serra da Piedade, coração pulsante das Minas Gerais, deixa às claras a submissão dos Órgãos de governo, sobretudo de fiscalização, à ambição das mineradoras inescrupulosas que dilaceram o território mineiro, exportam nossas riquezas e deixam somente miséria e rastros da destruição em nosso Estado.

Cientes de que “todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades” (LS 14), prosseguiremos firmes na luta pela defesa da vida humana e da nossa Casa Comum, dons preciosos que recebemos de Deus. Que Maria, Mãe da Piedade, interceda pelo povo mineiro.

CNBB Leste 2
Foto de capa: Pixabay