Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 25 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 25 de abril de 2024

Comunidade celebra São Pedro, seu padroeiro

29/06/2021 . Notícias da Paróquia

No último domingo de junho, dia 27, na proximidade da festa de São Pedro e São Paulo, junto à liturgia do 13º Domingo do Tempo Comum, celebramos, às 10h, a festa do apóstolo dos gentios, São Pedro, na zona rural dos Pedros. A missa foi celebrada na área onde será construída a igreja da comunidade.

Respeitando os protocolos sanitários, a festa contou com uma boa parcela do povo de Deus que se reuniu para celebrar seu santo padroeiro. Pedro e Paulo representam na Igreja duas dimensões da vocação apostólica que devem estar sempre juntas, pois se complementam. Ambos trabalharam por Cristo, cada um a seu modo.

Pedro representa a instituição, a hierarquia desejada por Jesus. Paulo, a criatividade missionária, na leitura e busca de respostas aos sinais dos tempos. Simão, que recebeu de Jesus o nome de Pedro (pedra) é, na Igreja, o sinal visível da unidade e esta, obra do Espírito Santo. Sua missão é desempenhada pelo seu sucessor, o Bispo de Roma, denominado Papa (Pai), hoje, Francisco, que desempenha na Igreja a presidência da caridade. Paulo, chamado ao apostolado no caminho de Damasco por pura graça de Deus, abdicou de suas antigas certezas de perseguidor dos cristãos para abraçar a Cristo e foi feito apóstolo. Através de sua ação missionária no mundo antigo, tornou-se sinal da criatividade da Igreja, chamada a acolher na barca de Pedro, em que o timoneiro é o próprio Jesus, todas as nações e culturas.

PASCOM