Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 26 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 26 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha celebra festa de São Geraldo Majela

19/10/2021 . Notícias da Paróquia

Com o tema “São Geraldo, cumpridor dos desígnios de Deus”, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, realizou entre os dias 07 e 16 de outubro a novena e festa em honra ao padroeiro do Santuário e da Comunidade São Geraldo. A abertura da novena, dia 07 de outubro, foi um momento de ação de graças pela conclusão da reforma interna da Igreja São Geraldo. Padre Ueliton destacou as muitas mãos que se uniram para que, mesmo em tempos difíceis como os que estamos passando, a nossa igreja pudesse ser reformada. Lembrou ainda que só foi concluída uma parte da reforma, a interna, e que precisamos continuar unidos para darmos continuidade e reformarmos toda a parte externa, assim como o salão pastoral. Em sua homilia, fez memória da vocação geraldina e dos últimos sacerdotes que trabalharam incansavelmente em prol da Igreja São Geraldo e do Santuário. Os outros dois dias, 08 e 09 de outubro, também foram celebrados na comunidade São Geraldo. No dia 08 a presidência foi do Pe. Hideraldo Veríssimo e no dia 09 do Pe. Edson Vander, vigário paroquial. De 10 a 16 a novena teve continuidade no Santuário, com a novena às 19h e a santa missa às 19h30. Acolhemos no Santuário no dia 10 o Pe. Adriano Mendes, no dia 13 o Pe. Paulo Marcony e no dia 14 o Pe. Marianus Frederikus.

No dia 12 de outubro, solenidade de Nossa Senhora Aparecida, dia de festa para o povo brasileiro por celebrar sua Rainha e Padroeira, a Paróquia Nossa Senhora da Penha contou com 6 horários de missas: às 07h e 15h na Matriz Nossa Senhora da Penha, B. Vila Piedade; às 10h e 19h30 no Santuário São Geraldo, B. Esplanada da Estação; às 10h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Ribeirão São José de Cima, zona rural e às 15h na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no B. Praia.

A festa em honra a São Geraldo foi celebrada no dia mesmo de sua memória, 16 de outubro, em dois horários, às 15h e as 19h30, ambas presididas pelo Pe. Ueliton Neves, pároco. Em sua homilia da missa das 19h30, disse:

“O humilde irmão redentorista Geraldo Majela, que a Igreja recorda neste dia 16 de outubro, que viveu apenas 29 anos, nasceu em uma família pobre na Itália e foi alfaiate. Ele é considerado um exemplo de caridade, devoção e perseverança. Conforme o testemunho de suas próprias irmãs, ele era muito dedicado às devoções, se confessava todos os dias e se disciplinava diariamente. A vida dele foi um desafio do começo ao fim. Deixou-se modelar por Deus. Buscava ser a imagem do Cristo Crucificado. Buscou viver em conformidade com o próprio Cristo e colocar-se sempre a serviço dos mais pobres. Sua entrega incondicional à vontade de Deus e ao serviço dos mais pobres e marginalizados resume o itinerário de vida de São Geraldo. São Geraldo nunca perdeu de vista a referência de Jesus em sua vida e o desejo de estar a serviço do Pai. Na porta de seu quarto havia a inscrição: ‘Aqui se faz a vontade de Deus’. Geraldo é totalmente livre do próprio querer, da própria vontade. Ao contemplar Geraldo, contemplamos fatos de sua história, o gosto pela oração. Era solidário, repartia o pão com quem não tinha, oferecia tudo a Deus, o que tinha de melhor. Chama-nos a atenção o recado que Geraldo deixou quando fugiu de casa para ser religioso. “Vou para tornar-me santo.” Devemos aprender a humildade para que, à imagem de Cristo, sejamos configurados a Ele no dia a dia. Assim fez São Geraldo junto com Maria, no mundo e no céu da Glória”, concluiu Pe. Ueliton.

Ao final, agradeceu a todos os envolvidos na organização para o feliz êxito da novena e festa, assim como também agradeceu a todos os que participaram. Ao final ainda da última missa entregou oficialmente a moto que foi sorteada no dia 12 de outubro, solenidade de Nossa Senhora Aparecida. O contemplado foi Carlos Roberto dos Santos, de Itabira.

São Geraldo, rogai por nós.

Texto e fotos
Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira