Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 19 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 19 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha: Igreja em Ação

24/05/2021 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, na manhã do domingo de Pentecostes, dia 23 de maio, celebrou solenemente a santa missa no Santuário São Geraldo, que contou com a capacidade máxima de pessoas permitidas, com o distanciamento exigido como medida sanitária. Após a santa missa acontece o encontro de espiritualidade para os crismandos que receberão o sacramento da Crisma no dia 30 de maio, às 10h, no Santuário, pelo bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti. Além dos crismandos, participaram deste encontro seus respectivos padrinhos e madrinhas e os catequistas que os acompanharam em todo processo catequético. O encontro foi realizado pelo Pe. Ueliton Neves, pároco da paróquia. Após a acolhida, oração e apresentação de todos, o padre falou sobre o sacramento da crisma, os dons do Espírito Santo e a ação evangelizadora e missionária que deve ser abraçada por todos. Diante do cenário de pandemia, foram dadas as orientações para a celebração, que será restrita aos crismandos, padrinhos, madrinhas e catequistas.

O Espírito Santo é a alma da Igreja, o dom pascal por excelência, o promotor da renovação e das mudanças, o mestre da harmonia, a lei espiritual que sela a nova e eterna aliança e que consagra o novo povo real e sacerdotal que é a Igreja e, por isso, podemos falar, legitimamente, da perenidade de Pentecostes, pois cabe a todos nós o direito, o dever e a grata alegria de professar que o Pentecostes continua na vida da Igreja, nas nossas comunidades e em nossas vidas.

Em nossas vidas, precisamos do contínuo auxílio do Divino Paráclito para vivermos como batizados, crismados, membros do Corpo Místico de Cristo e filhos de Deus, pois “todos aqueles que são movidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus”. (Rm 8, 14). Nesse serviço a Deus e à Igreja, o Espírito Santo não deixa jamais de enriquecer o nosso testemunho com os dons espirituais e os carismas que Ele concede com generosidade à Igreja. Entre estes carismas, podemos citar o gosto pela oração, a experiência do silêncio e a generosidade em compartilhar o que temos com os pobres e os excluídos.

Na noite deste mesmo dia, em missa presidida pelo Pe. Ueliton no Santuário São Geraldo, foram acolhidos e enviados 20 novos coroinhas para auxiliar nas celebrações litúrgicas da paróquia. Acompanhados de seus pais e familiares, foram revestidos das vestes litúrgicos logo após a homilia e foram acolhidos com alegria por toda a comunidade de fé.

Deus seja louvado por nossa paróquia que impulsionada pelo Espirito Santo vive em constante movimento e conta com pessoas generosas para a messe do Senhor.
Peçamos à Virgem Santa Maria, que permaneceu em oração com os Apóstolos em Pentecostes, que interceda por nós junto a Deus, concedendo-nos a graça de recebermos os dons divinos, apesar de nossa miséria, de nossa indignidade. Que Ela nos ajude na docilidade ao Divino Paráclito e na vivência cotidiana da fé, pois o nosso mundo e o nosso tempo têm grande necessidade de fiéis cristãos que, como raios de luz, luzeiros de esperança, encharcados pela chuva penetrante do Espírito, abrasados pelo fogo purificador da santidade, saibam comunicar o fascínio da Boa Nova da Salvação e a força propulsora da vida nova no Espírito Santo.

Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira