Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de março de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Penha realiza Assembleia Paroquial

13/12/2021 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha realizou no dia 11 de dezembro, de 08h às 15h, na Comunidade São Geraldo, a assembleia paroquial, em sintonia com a Igreja que vive o Sínodo dos Bispos com o Tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Após a acolhida, café e oração, os coordenadores foram apresentados de acordo com as suas coordenações (pastoral, comunitária e paroquial).

A assembleia paroquial, que aconteceu uma vez a cada ano, é oportunidade de avaliar, refletir e programar a ação pastoral/missionário e evangelizadora da nossa igreja, para que nossas pastorais e movimentos trabalhem para construir uma igreja que seja acolhedora e servidora de Jesus Cristo, evangelizando em permanente estado de missão, para que todos possam encontrar o caminho, a verdade e a vida, revelados por Jesus Cristo. Por objetivos específicos, é ocasião ainda de rearticular nossas comunidades, pastorais e movimentos, possibilitando mais unidade nas ações pastorais em nossas comunidades; encontrar caminhos para a vivência da prioridade diocesana 2022, Pastorais Sociais / Meio Ambiente e participar de forma comprometida do processo sinodal. Márcia Alves fez memória da última assembleia e recordou do compromisso com aquilo que assumimos de forma comunitária. Deu continuidade falando da prioridade diocesana para o ano de 2022, Pastorais Socais / Meio Ambiente, apresentando quais são essas pastorais e os desafios aos quais somos chamados.

Logo após, no processo de avaliação da caminhada pastoral, que foi realizada em grupos, algumas perguntas foram apresentadas: Quais foram as iniciativas tomadas pela sua pastoral/movimento e comunidade, durante este período de pandemia? O que tem sido feito para manter acesa a chamada da fé? O que tem sido feito para fomentar a Pastoral de Conjunto em nossa paróquia? Tem havido comprometimento com os conselhos pastorais, CPC e CPP? As coordenações tem dado atenção e encaminhamentos às definições destes conselhos? Tem havido comunicação, diálogo com o que foi definido? Após a avaliação e plenária, Alisson, candidato ao diaconato permanente, falou sobre a importância do processo sinodal e do caminhar juntos.

Após o almoço, dando sequencia a mesma temática, Bruno, candidato ao diaconato permanente, falou sobre como que se dá esse processo, pela comunhão e participação. O segundo trabalho de grupo foi sobre o planejamento 2022, com as seguintes perguntas: Que iniciativas teremos de ações práticas no processo sinodal? Quais são as ações pretendidas para a sua pastoral / movimento e comunidade para o próximo ano? Alguma sugestão para melhorar a ação pastoral na nossa paróquia? Após a plenária, foi repassada as principais datas das atividades paroquiais e o calendário completo será encaminhado a todas as pastorais e comunidades. Encerramos a assembleia às 15 pedindo a benção de Deus invocando a intercessão dos santos padroeiros das comunidades. A assembleia contou com a colaboração na organização de Márcia Alves, Bruno, Alisson, Margarida, Karen, Rafaela, Cidinha, Fia, Clotilde e Gracinha.

Pascom Paroquial