Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 26 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 26 de abril de 2024

Semana Santa 2021 na Paróquia Nossa Senhora da Penha

10/04/2021 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha celebrou de 28 de março a 04 de abril a Semana Santa. Ainda no contexto da pandemia da Covid-19, e devido suspensão da participação presencial dos fiéis nas atividades religiosas, seguindo as orientações diocesana, seguimos as adaptações quanto às formas habituais de celebrar a liturgia deste tempo.

Celebramos cada dia com muita intensidade, embora não de forma comunitária mas não separados da comunhão eclesial, os mistérios centrais da nossa fé. De forma prudente e frutuosa, no respeito da salvaguarda da saúde e das prescrições das autoridades responsáveis pelo bem comum, reafirmamos aquela esperança ousada que sabe olhar para além das fragilidades pessoais, das pequenas seguranças e compensações que reduzem o horizonte, para se abrir aos grandes ideais que tornam a vida mais bela e digna. Somos chamados a caminharmos na esperança e celebrarmos, a cada dia, a páscoa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e com ele.

No dia 28 de março, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, celebramos às 07h no Santuário São Geraldo e às18h na Matriz Nossa Senhora da Penha. As famílias, impossibilitadas de estarem no Templo, foram convidadas a ornamentarem suas casas com ramos e panos vermelhos e a participarem através das redes sociais.

No dia 29 de março, Segunda-feira Santa, rezamos às 19h o Terço das Santas Chagas e logo após a santa missa, no Santuário São Geraldo.

No dia 30 de março, Terça-feira Santa, às 19h, aconteceu uma Celebração Penitencial no Santuário São Geraldo.

No dia 31 de março, Quarta-feira Santa, celebramos às 19h a santa missa com o Sermão do Encontro, na Matriz Nossa Senhora da Penha.

Devido a pandemia não foi possível realizar a procissão de depósito do Senhor dos Passos na segunda-feira, a de Nossa Senhora das Dores na terça-feira e a realização do encontro e do sermão como na normalidade.

No dia 01 de abril, Quinta-feira Santa, não foi possível celebrar a missa da unidade, sendo transferida para o dia 20 de maio. Na manhã deste dia, às 10h, dei a bênção do Santíssimo Sacramento no Hospital Nossa Senhora das Dores e às 15h no Hospital Municipal Carlos Chagas. Momento muito emocionante e de muita fé onde os profissionais da linha de frente e os pacientes em processo de recuperação pediram a benção de Deus e força para enfrentar e vencer esse momento tão difícil que estamos passando. Às 19h celebramos a missa solene “In Coena Domini” (da Ceia do Senhor), no Santuário São Geraldo. Nesta omitimos o rito do lava-pés e convidamos as famílias a lavarem os pés dos seus em suas igrejas domésticas.

No dia 02 de abril, Sexta-feira Santa, às 07h aconteceu uma Celebração Penitencial na Matriz Nossa Senhora da Penha. Às 15h celebramos a Ação Litúrgica no Santuário São Geraldo e, logo após, uma via-sacra pelas ruas contemplando as comunidades urbanas da paróquia. Às famílias foram orientadas a rezarem de suas casas e a ornamentarem com panos vermelhos e um crucifixo.

No dia 03 de abril, Sábado Santo, rezamos às 05h o Ofício das Trevas, no Santuário São Geraldo e às 19h a Solene Vigília Pascal, também no Santuário São Geraldo. As famílias foram orientadas a acenderem velas em suas casas para a renovação das promessas batismais.

No dia 04 de abril, Domingo de Páscoa, às 07h celebramos a santa missa no Santuário São Geraldo e, logo após, houve o traslado do Santíssimo pelas ruas para adoração e bênção. Todos foram orientados a ficarem em suas casas e a ornamenta-las com flores, panos brancos e velas para acolher o Cristo Ressuscitado. Às 18h celebramos a santa missa na Matriz Nossa Senhora da Penha.

A luz da Páscoa da Ressurreição do Senhor dissipou definitivamente as trevas.
Irradiemos com nossa vida essa luz do Senhor.

Pascom Paroquial