Palavra do Padre

Novo jeito de sermos Igreja

Prezados irmãos e irmãs, alegria e paz

Diante deste tempo de pandemia e do distanciamento social fomos tomados de surpresas e levados a uma reestruturação da nossa ação pastoral de acordo com as limitações atuais. Deste modo tivemos que encontrar novas formas de evangelização e de alimentar a nossa fé. Um novo jeito de ser Igreja foi necessário ser descoberto. Nossas casas, mais do que nunca, voltaram a ser casas de oração e nossas famílias vem tomando ainda mais consciência que são santuários da vida.

Desde o dia 19 de março de 2020, nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, suspendeu todas as celebrações com a participação presencial dos fiéis: missas, batizados, crismas, matrimônios. Suspendeu também as visitas aos doentes nas casas e hospitais, as confissões, a catequese das crianças e dos adultos; cancelou todas as atividades não sacramentais (encontros de formação e de oração comunitária, quermesses, festas, retiros, procissões); diminuiu ao mínimo os atendimentos presenciais nas secretarias paroquias, na Cúria Diocesana etc. Tudo isso para colaborar efetivamente no combate à pandemia, evitar aglomerações e seguir as orientações e determinações das autoridades competentes.

Após mais de noventa dias, levando em consideração os últimos decretos dos municípios presentes no território diocesano, com o mesmo senso de responsabilidade pelo bem comum e com o firme propósito de continuar contribuindo no combate à proliferação do novo Coronavírus e entendendo a importância da vida eclesial para os fiéis, faz-se necessário a retomada das celebrações sacramentais com a presença da assembleia litúrgica. Com muita cautela nosso bispo estabelece por meio de Decreto e Protocolo, datados em 22 de junho, medidas a serem adotadas para o retorno das celebrações presenciais de forma limitada e gradual, sempre de acordo e cumprindo com rigor todas as orientações procedentes das autoridades responsáveis pela saúde pública e os decretos municipais, desde que se mantenha estável o quadro de proliferação da COVID-19.

Para tal flexibilização, torna-se necessário estabelecer um planejamento seguro, para participação comunitária, incluindo orientações, atitudes e posturas seguras no sentido de reduzir riscos de transmissão do novo Coronavírus, preservando o distanciamento social e adotando medidas sanitárias como: uso de máscara, higienização das mãos, limpeza adequada dos espaços celebrativos e dos objetos sagrados utilizados no culto. Portanto, é necessário um planejamento estratégico para executar um processo de retomada das celebrações, o que já vem sendo feito em nossa paróquia.

Com o senso de responsabilidade pelo bem comum e com o firme propósito de continuar contribuindo no combate à proliferação do novo Coronavírus e entendendo a importância da vida eclesial, com medidas de flexibilização de nossa diocese, como comunidade de fé, estamos nos organizando para esta retomada gradual em nossa paróquia.

Iremos celebrar entre os dias 06 e 13 nosso 11º Oitavário de São Geraldo. Assim como vimos fazendo em nossas celebrações, o mesmo acontecerá de forma limitada, sempre de acordo e cumprindo com rigor as orientações procedentes das autoridades responsáveis pela saúde pública e o decreto municipal, contribuindo para que se mantenha estável o quadro de proliferação da COVID-19.

Após a retomada gradual das nossas assembleias presenciais, que acontecerá em três fases, a participação dos fiéis nas celebrações eucarísticas se dará, exclusivamente, por meio de agendamento na secretaria do Santuário São Geraldo, de segunda a sexta, de 14h às 17h, pelo telefone e whatsapp 3831-8146 para as missas no Santuário e de segunda a sexta, de 08h às 12h, na Secretaria Paroquial pelo telefone e whatsapp 3831-3844 para as missas nas comunidades Matriz Nossa Senhora da Penha e São Geraldo. Para as demais comunidades o agendamento se dará através dos seus respectivos coordenadores. Para a participação é obrigatório chegar com antecedência, o uso da máscara durante toda a celebração, higienização das mãos e o distanciamento dos assentos. O número de fiéis será limitado a 10 pessoas além da equipe de liturgia que também deverá ser bem reduzida. Oriento as pessos do grupo de risco e as que estiverem com sintomas gripais a rezarem pelos meios de comunicação.

No dia 25 iremos celebrar o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes. O nome Cristóvão carrega um grande significado: “o que leva Cristo”. Condutor de Cristo e guia dos motoristas, São Cristóvão é o anjo protetor dos que trafegam por tantas estradas e enfrentam os seus perigos. Ele é padroeiro de nossa comunidade do bairro São Marcos. Iremos celebrar o tríduo e a festa entre os dias 23 e 26 de julho.

No dia 26 celebraremos Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus e os pais da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria. Queremos olhar para Sant’Ana e São Joaquim a fim de reconhecermos a importância dos nossos antepassados na fé, nos valores e nos princípios que nós temos para a nossa vida. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”. Ambos os santos, chamados padroeiros dos avós, foram pessoas de profunda fé e confiança em Deus. Segundo a tradição, o casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Joaquim e Ana que viviam uma vida de fé e de temor a Deus foram, então, abençoados com o nascimento de Maria.

A festa de São Joaquim e Sant’Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente, na transmissão da fé que é essencial para qualquer sociedade. Os avós de Jesus ajudam a cultivar os valores da perseverança e confiança em Deus e também a nossa colaboração na obra da redenção.
Santa Ana é a padroeira da comunidade do bairro Juca Rosa. Como já é costume na comunidade, o tríduo e a festa será realizado no mês de agosto.

Que Deus vos abençoe e vos guarde.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

EVENTOS

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2020› »