Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 19 de janeiro de 2022         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 19 de janeiro de 2022

Ordenação episcopal de Dom Joel Maria dos Santos foi realizada na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte

21/12/2021 . Notícias da Igreja

No sábado, dia 18 de dezembro, a Catedral Cristo Rei ficou ainda mais bonita e acolhedora repleta de fiéis entusiasmados e muito alegres em participar da Missa e importante ordenação episcopal de Dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), nomeado pelo Papa Francisco no dia 27 de outubro.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a celebração e recordou com muita alegria e gratidão, a generosidade e apreço do Papa Francisco pela Arquidiocese de Belo Horizonte por nomear dois sacerdotes do nosso Clero. Os bispos, ordenantes, Dom Geovane Luís e Dom Vicente Ferreira, ao lado do Arcebispo, participaram do rito de ordenação.

Destacou, em sua homilia sobre a “experiência bonita de chegar aqui juntos e formar ao redor desse altar, uma coroa orante trazendo monsenhor Joel Maria dos Santos para um ministério episcopal, a qual vai ser consagrado. Neste ano, recebemos esse presente bonito da Igreja e para a Igreja: dois irmãos bispos do clero de nossa Arquidiocese, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira e hoje, Dom Joel Maria dos Santos. Damos graças a Deus por esse caminho e assim queremos aprender sempre mais, as lições de fidelidade e de um comprometido e profético serviço ao amado povo de Deus, particularmente nesse momento difícil que estamos vivendo”. Dom Walmor também falou sobre o desabrochar de Dom Joel, que nos últimos 18 anos, sempre buscou novas respostas por onde passou, nas paróquias e à frente do Vicariato Pastoral.

Após o rito da ordenação, Dom Joel agradeceu aos familiares, em especial aos seus pais, que partiram dessa vida e a todos os presentes na celebração. “Cabe diante deste dom de Deus, expressar minha gratidão pelo chamado que me fez à vida e, consequentemente, ao serviço da Igreja de Cristo. Agora desafiado ainda mais a ser sinal e instrumento de sua presença em meio a todos, especialmente aos mais necessitados”.

Destacou: “consciente do humano que sou, acolho com confiança a graça sacramental, reitero minhas orações e firmo o propósito de caminhar, em comunhão com o Papa Francisco e o colégio episcopal, por uma igreja sinodal, que busca orientar o seu jeito de ser e agir, promovendo a comunhão e a participação de todos”.

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de BH
Fonte: CNBB Leste II