Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de setembro de 2021

Os talibãs: Afeganistão como a República Islâmica do Irã

03/09/2021 . Notícias da Igreja

Após a partida do último soldado estadunidense, os talibãs estão em processo de organização da nova estrutura do país. Enquanto isso, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, está desapontado com a resposta da Europa aos refugiados.

As conversações entre Londres e os talibãs começaram em Doha, no Qatar. A intenção do governo de Boris Johnson é assegurar um corredor de saída do Afeganistão para cidadãos britânicos e colaboradores afegãos que ainda permanecem em Cabul após a retirada das tropas estadunidenses. Entretanto, como disse o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, no Fórum Estratégico Bled, a Europa deve fazer ouvir sua voz para poder agir em prol da estabilização, da paz e do desenvolvimento.

Ouça e compartilhe

O modelo do Irã

Enquanto isso, o governo que os talibãs estão organizando para o Afeganistão é baseado no modelo da República Islâmica do Irã. Isto foi relatado pela CNN citando suas próprias fontes, segundo as quais o Hibatullah Akhundzada será reconhecido como o líder supremo do país asiático. Uma autoridade religiosa reconhecida como o mais alto cargo no país, Akhundzada terá o poder de decidir a linha política, anular leis e até mesmo remover o presidente. O líder supremo tem a palavra final em todos os assuntos de Estado. Akhundzada, que liderou os talibãs desde 2016, trabalhará principalmente de Kandahar.

Emanuela Campanile – Vatican News
Imagem capa: Pixabay