Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 20 de abril de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 20 de abril de 2021

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE março  .  2021
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Caminhando na estrada de Jesus

01/03/2021 . Palavra do Pároco

Queridos irmãos e irmãs, alegria e paz.

Estamos vivendo o Tempo da Quaresma e precisamos, cada vez mais, de aproximarmo-nos de Jesus, para que possamos viver esse tempo como um tempo de penitência e de conversão. Afinal, nesta caminhada, somos chamados, pela Igreja, a uma renovação interior.

Precisamos retomar o caminho de uma vida centrada na Páscoa de Jesus e estarmos dispostos a sempre nos renovar tanto no modo de pensar, como no nosso modo de conviver.

Estamos no ano de São José. E no dia 19 deste mês iremos celebrar sua solenidade. Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convocou o “Ano de São José” com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”. Com o decreto Quemadmodum Deus, assinado em 8 de dezembro de 1870, o Papa Pio IX quis dar este título a São José, de patrono da igreja universal. Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra: com estas palavras, o Papa Francisco descreve São José. O “Ano” especial dedicado ao Pai putativo de Jesus foi proclamado no dia 08 de dezembro de 2020 e vai até o dia 08 de dezembro de 2021.

Fazendo um caminho de preparação para a celebração jubilar dos 50 anos de instalação de nossa Paróquia de Nossa Senhora da Penha, que será no dia 19 de março de 2023, iremos celebrar entre os dias 16 e 19 de março deste ano um tríduo em comemoração dos 48 anos de nossa Paróquia e no dia 19, dia de São José, junto a esta solenidade, agradecer a Deus pela nossa caminhada pastoral e evangelizadora ao longo destes anos.

De 28 de março a 04 de abril iremos celebrar a semana santa que tem como ponto alto a festa da Páscoa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). É isso que vamos celebrar na semana chamada de semana maior, a Semana Santa. “Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). Ele nos amou até o fim, até a entrega da vida por amor.

Mesmo com as restrições neste tempo de pandemia, não podemos deixar de vivenciar este momento importante para nossa fé. Devemos viver a Semana Santa iluminados pelo exemplo de Jesus, que passou a vida amando, servindo, acolhendo, perdoando, libertando, promovendo a vida e revelando que Deus é Pai de misericórdia, e que nós somos irmãos e irmãs.

Façamos, portanto, da Semana Santa um grande retiro espiritual. Sugiro que seja rezada a via sacra às sextas-feiras e se faça a Leitura Orante da Bíblia, com sua família ou individualmente, na sua igreja doméstica. Indico os seguintes textos bíblicos para a sua escolha: Mt 5,1-12; 5,17-20; 5,21-26; 5,38-48; 6,7-15. Os passos para a Leitura Orante são: Leitura do texto: destacar o que mais chamou a atenção. Meditação: o que o texto diz para mim e para nós? Oração: o que o texto me faz dizer, ao falar com Deus? Pode ser uma oração de louvor, de súplica, de agradecimento, de perdão e de adoração. Contemplação e ação: o que o texto me leva a ser e a fazer? Formular um compromisso de vida e escolher uma palavra ou uma frase que resuma este compromisso para memorizar, e depois colocar em prática. Que estes dias sejam também dias de silêncio, de revisão de vida e de uma maior união com Jesus Cristo, e assim podermos seguir seus passos e participarmos de sua vitória.

Que a Semana Santa nos torne mais comprometidos com Jesus Cristo, com a ação evangelizadora da Igreja, da vivência do diálogo como compromisso de amor, promovendo a cultura da paz e trilhando um caminho de tolerância e da não violência, pois Cristo é a nossa paz.

Uma boa e frutuosa Quaresma e Semana Santa a todos.

Itabira, 01 de março de 2021

Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco