Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de fevereiro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de fevereiro de 2021

Papa aos Comissários da Terra Santa: sejam sementes de fraternidade

12/02/2021 . Notícias da Igreja

“Espero que este precioso serviço seja cada vez mais uma semente de fraternidade”, escreve Francisco ao Custódio da Terra Santa por ocasião dos 600 anos da instituição dos Comissários da Terra Santa por parte do Papa Martinho V

O Papa Francisco escreveu uma carta de agradecimento ao Custódio da Terra Santa o Fr. Francesco Patton, OFM por ocasião dos 600 anos da instituição dos Comissários da Terra Santa por parte do Papa Martinho V.

“Querido irmão”, inicia o Papa, “no próximo dia 14 de fevereiro serão completados os 600 anos da instituição dos Comissários da Terra Santa pelo Papa Martinho V. Depois de todos esses séculos – continua o Papa Francisco – a missão dos Comissários ainda é relevante: apoiar, promover e valorizar a missão da Custódia da Terra Santa, tornando possível uma rede de relações eclesiais, espirituais e caritativas que têm como foco central a terra onde Jesus viveu”.

Semente de fraternidade

Francisco conclui sua carta recordando: “Apoio e abençoo este precioso serviço e espero que seja cada vez mais uma semente de fraternidade. Abençoo a todos de coração e por favor não se esqueçam de rezar por mim”.

Agradecimento do Custódio

Fr. Francesco Patton, atual Custódio da Terra Santa enviou um agradecimento ao Papa Francisco no qual recordou que na manhã de 15 de fevereiro, às 6h30, horário de Jerusalém, será celebrada a Eucaristia de agradecimento pelos 600 anos de serviço dos Comissários da Terra Santa recordando todos os benfeitores na edícula do Santo Sepulcro. “Na ocasião – continua Patton – será lida a sua mensagem e serão feitas orações especiais para o senhor e pelo seu ministério para que o Senhor Ressuscitado torne fecunda a sua missão pela unidade e a fraternidade entre os povos, entre os fiéis das várias religiões, entre os cristãos das várias confissões, e cada pessoa individualmente. É precisamente do mistério Pascal que este anúncio e este ministério extraem sua origem e fecundidade”.

Pontes para ligar os cristãos

Os Comissários da Terra Santa são pontes, embaixadores entre a Terra Santa e as igrejas locais e as igrejas de todo o mundo, que ligam os cristãos de cada parte do mundo à Custódia da Terra Santa. Foram instituídos em 1421 pelo Papa Martinho V, enquanto, em tempos mais recentes, a reconfirmar o seu papel, foi o Papa Paulo VI. Hoje, os Comissariados da Terra Santa são 84, presentes em 44 países. São chamados a quatro grandes compromissos: tornar a Terra Santa conhecida, promover de forma criativa os lugares santos, também ajudar na superação dos dramas vividos nesta terra; criar iniciativas de oração e conscientização da paz, acompanhar as peregrinações e promover a Coleta Pontifícia Pró Terra Santa.

Fonte: Jane Nogara – Vatican News