Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de setembro de 2021

Pastoral da Criança promove encontro com coordenadores estaduais sobre processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

30/07/2021 . Notícias da Igreja

A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, com a participação do frei Olavo Dotto, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, realizou no dia 21 de julho de 2021, um encontro com os coordenadores estaduais para falar do processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

O encontro teve o objetivo de motivar o processo de escuta para a Assembleia eclesial. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, frei Olavo Dotto, reforçou a motivação do Papa Francisco para a realização da assembleia, indicando os pontos referentes a sinolidade da igreja em saída e da escuta de todo o Povo de Deus nesse processo.

Frei Dotto também destacou os documentos que existem para ajudar nesse processo, como “Documento para o caminho” e o Guia metodológico e ressaltou que o que se pretende responder com esse processo de escuta é realmente quais são os grandes desafios para a Igreja da América Latina e Caribe a partir do contexto atual, pensando na igreja no lugar onde atuo, na comunidade.

202007 pastoral promove encontro com 2 400
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, frei Olavo Dotto

“Todos somos discípulos missionários em saída. A Igreja somos todos. Precisamos caminhar juntos e celebrar as boas ações que realizamos”, reforçou frei Dotto. Quanto ao processo de escuta, ele ainda frisou que a pergunta primordial para este processo de escuta é: “Quais são os desafios da Igreja neste contexto que vivemos, de transformação, mudanças?”.

Como encaminhamento para os próximos passos, frei Dotto propôs que os coordenadores estendessem esse processo para outras pessoas da Pastoral da Criança. Os coordenadores informaram que já estão participando de momentos nas dioceses e regionais, mas reforçaram que é importante escutar as lideranças da Pastoral da Criança e apresentar o rosto da missão da entidade nesse processo. Para tanto, ficou marcado um novo encontro para o dia 16 de agosto para apresentarem o que conseguiram colher das lideranças nos estados. Que “permaneçamos juntos nas realidades que conhecemos, nos seios das famílias que visitamos”, finalizou frei Dotto.

O prazo final para encaminhar as contribuições para o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), termina no dia 30 de agosto. Saiba mais em: https://www.cnbb.org.br/fase-de-escuta-da-assembleia-eclesial-da-america-latina-e-do-caribe-e-ampliada-ate-30-de-agosto/.

Com informações da Pastoral da Criança

CNBB