Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 19 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 19 de setembro de 2021

Prêmios de Comunicação da CNBB: período elegível de defesa dos trabalhos para o prêmio Papa Francisco é ampliado

17/05/2021 . Notícias da Igreja

O edital dos Prêmios de Comunicação, que traz orientações sobre como inscrever trabalhos jornalísticos e culturais nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação, foi  retificado.

Considerando que é o primeiro ano de concessão da categoria Papa Francisco (para teses e dissertações), a coordenação dos Prêmios da CNBB ampliou o período elegível de defesa dos trabalhos. Agora, serão aceitas pesquisas defendidas entre 2015 e 2020. Os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de maio, por meio do link: https://premios.cnbb.org.br/inscricao/.

O Prêmio Papa Francisco visa reconhecer e incentivar o trabalho dos pesquisadores em comunicação, que tanto colaboram com a reflexão, bem como no trabalho pastoral da Igreja no Brasil.  Participam deste prêmio trabalhos acadêmicos nas modalidades de Mestrado e Doutorado.

Os trabalhos inscritos nos Prêmios serão submetidos à avaliação de dois júris. A primeira avaliação será a do júri técnico, que levará em consideração a qualidade do material produzido conforme as exigências técnicas de cada categoria e modalidade. Para cada categoria, o júri técnico escolherá os 5 melhores trabalhos. Em seguida, esses trabalhos escolhidos serão submetidos a um júri pastoral, que fará a avaliação da pertinência do conteúdo relacionado ao apreço pela dignidade humana e aos valores do Evangelho.

Os Prêmios de Comunicação da CNBB serão entregues nas cidades dos premiados, por meio das dioceses locais, entre agosto e outubro de 2021. Será produzido um programa de TV com participação dos premiados, em formato a ser combinado, que será veiculado pelas emissoras de inspiração católica do Brasil em dia a ser definido com a direção das TVs.

Confira (aqui) o edital.

Reunião com Juri Pastoral

No dia 12 de maio, quarta-feira, houve uma reunião da coordenação dos Prêmios de Comunicação com parte dos bispos que compõe o júri pastoral. Nela, o presidente da Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol, reforçou que os prêmios são uma realização da Conferência e que a participação direta dos bispos no processo de escolhas dos premiados é um sinal disso.

O Juri Pastoral forma uma comissão constituída por 3 bispos para cada categoria dos prêmios, totalizando 21 bispos. Eles têm a missão de realizar a seleção final dos trabalhos e definirem os ganhadores dos Prêmios de Comunicação.

CNBB