Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de julho de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de julho de 2021

Presidente da CRB agradece às 19 congregações religiosas que vêm sendo uma presença missionária no Haiti desde 2010

14/07/2021 . Notícias da Igreja

A presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, em vídeo especialmente gravado para a série de matérias sobre a presença missionária da Igreja no Brasil no Haiti desde que aquele país foi atingido, em 2010, por terremoto que atingiu 7 pontos na escala Richter e deixou cerca de 300 mil mortos. Ela conta sobre os desafios do projeto missionário intercongregacional Nazaré, desenvolvido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A religiosa, no vídeo, fala das dificuldades enfrentadas pelo povo Haitiano e pelo Haiti, especialmente nos dias atuais. “O Haiti vive um momento dramático. Podemos dizer: quando esse país não viveu situações tão terríveis quanto as que está vivendo agora? É o país mais pobre da América Latina”, apontou.

Irmã Maria Inês disse que a presença da Igreja no Brasil no Haiti, por meio das 19 congregações religiosas que se somaram solidariamente em diferentes fases da missão e de 19 religiosas,  busca amenizar um pouquinho do sofrimento do povo haitiano. “Todas as irmãs que por lá passaram não tinham e não têm salário. Têm uma ajuda de custo para sua sobrevivência dispendida pela CNBB e CRB, por meio da Cáritas Brasileira”, disse.

De acordo com a presidente da CRB, estas religiosas foram e são presença solidária especialmente no momento de dor após o terremoto. “O que é mais significativo é a presença. O povo da Haiti sabe: estas irmãs estão conosco, nos apoiam, são a esperança no campo da fé, da solidariedade, do serviço social”, disse. Conheça, abaixo, a quais Congregações e Institutos religiosos participaram da Missão no Haiti 2010 a 2021.

  1. Pias Mestras Venerini
  2. Providência de Gap
  3. Pequenas Irmãs da Providência
  4. Irmãs Catequistas Franciscanas
  5. Irmãs de Santa Catarina de Alexandria
  6. Irmãs da Divina providência
  7. Filhas do Amor Divino
  8. Carmelitas da Divina Providência
  9. Franciscanas da Providência de Deus
  10. Missionárias de Jesus Crucificado
  11. Companhia de Santa Teresa de Jesus
  12. Servas da Santíssima Trindade
  13. Franciscanas de São José
  14. Irmãs Franciscanas de Cristo Rei
  15. Religiosas da Instrução Cristã
  16. Sociedade de Vida Apostólica Fraternidade Esperança
  17. Congregação das Carmelitas de Vedruna
  18. Instituto Josefino
  19. Missionárias de São Carlos Borromeu

Celebração em Ação de Graças pela nova fase da missão

No próximo sábado,  dia 17 de julho, às 11h, na capela Nossa Senhora Aparecida (sede da CNBB), uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Missão no Haiti vai marcar a nova fase da presença da Igreja no Brasil naquele país, especialmente a conquista de uma nova residência para o projeto missionário. A celebração, a ser presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portela Amado, será transmitida pelas redes sociais da CNBB, CRB e demais parceiros.

Confira o vídeo:

Foto de capa: projeto de economia solidária com as mulheres haitianas. Arquivo: Projeto Missionário Intercongregacional Nazaré.

CNBB