Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 27 de fevereiro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 27 de fevereiro de 2021

PUC-Rio na rede que reúne oito universidades católicas de todo o mundo

18/12/2020 . Notícias da Igreja

Uma aliança estratégica de universidades católicas atuantes no setor de pesquisa. Este é o tema do webinar realizado na quinta-feira para ilustrar os objetivos de uma nova rede internacional que reúne oito universidades católicas, entre as quais, a Universidade Católica, sede do Secretariado. “As universidades precisam compartilhar os desafios deste milênio”, afirmou o secretário Cocconcelli.

Marina Tomarro

Da Austrália ao Japão passando pelos Estados Unidos, América do Sul e Europa. A Sacru, Strategic Alliance of Catholic Research Universities, isto é, a aliança estratégica entre universidades católicas engajadas na pesquisa, nasce com o objetivo de fortalecer a colaboração em nível global entre as universidades católicas por uma educação universitária de excelência e para a formação integral dos alunos.

Dela fazem parte a Australian Catholic University, Boston College; a Pontificia Universidad Católica do Chile; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Universidade Sophia no Japão; a Universidade Católica Portuguesa e a Universitat Ramon Llull, na Espanha, além da Universidade Católica na Itália.

“A ideia surge da necessidade que as universidades católicas têm de compartilhar os desafios que nos são apresentados neste milênio”, explica Pier Sandro Cocconcelli, professor da Universidade Católica, secretário-geral da Sacru. Com base nisso, oito universidades católicas atuantes na área da pesquisa e na educação universitária de excelência decidiram compartilhar uma estratégia em nível de pesquisa em a nível de ensino superior e de transmissão de relatórios entre a universidade e a sociedade. Este é o fio condutor que norteou o trabalho que foi feito neste ano e meio, o que levou à criação desta rede em julho passado.

Educação global para alunos

E esta rede internacional é formada por um Executivo composto pelos reitores e presidentes das oito universidades, pelo presidente Josep Maria Garrell, reitor da Universidade Ramon Llull e pelo Secretariado Geral Ignacio Sánchez Díaz, reitor da Puc de Chile.

“As universidades que fazem parte da rede – explica Cocconcelli – compartilham os mesmos princípios, antes de tudo o da educação integral. Na Laudato Si, há uma passagem importante onde diz que a ciência que quer oferecer uma solução aos grandes desafios que temos pela frente, deve levar em consideração todos os conhecimentos que nos são dados, portanto desde as ciências matemáticas, às ciências biológicas, mas também os aspectos da filosofia, os aspectos éticos e sociais. Essa é a ideia de formação integral que existe dentro de nossas universidades. Nossos alunos, que serão cidadãos do mundo, devem ter todas as competências necessárias para saber administrar corretamente esses grandes temas”.

Depois da Covid, uma universidade diferente

A chegada da pandemia do coronavírus também revolucionou completamente a maneira de administrar e viver a universidade. De fato, por exemplo, os intercâmbios culturais entre estudantes, que se transferiam por alguns meses para outros países, para estudar e enriquecer seu patrimônio cultural e humano, não são mais possíveis neste momento e tudo passa pela rede.

“Neste momento a mobilidade internacional está interrompida – sublinha o secretário-geral da Sacru – uma das primeiras atividades que a rede está fazendo é a de uma Conversação Global em que os nossos alunos estão colaborando em alguns temas importantes. É uma ação lançada pelo Boston College, e portanto os alunos de Milão ou de Piacenza di Roma da Universidade Católica, podem interagir graças aos novos sistemas de conexão com aqueles presentes nas outras sete universidades da rede. Essa é uma das atividades de pesquisa que é realizada dentro do Sacru, mas o importante é que precisamos repensar a formação universitária o quanto antes, sobre como deverá ser quando esse período de Covid tiver acabado, e será necessário recomeçar tudo de novo, com um nova visão do mundo”.

Fonte: Vatican News
Foto: Freepik