Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de julho de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de julho de 2021

SBCC começa a receber trabalhos que serão apresentados no congresso brasileiro e internacional de humanismo solidário na ciência, em novembro

29/06/2021 . Notícias da Igreja

A comissão organizadora do II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência que será realizado, simultaneamente, com o I Congresso Internacional de Humanismo Solidário na Ciência (CIHSC) entre dias 11 e 13 de novembro começou a receber os trabalhos científicos que serão apresentados no encontro.

Os dois eventos buscam fomentar um amplo debate científico acerca da dimensão ética das profissões, da integralidade do ser humano e da solidariedade cristã. Em sua segunda edição a nível nacional e na primeira edição de nível internacional, os encontros terão como tema “Amizade Social e Cooperação na Ciência” e será integralmente online. A inscrição pode ser feita aqui no site da SBCC.

O congresso é organizado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR/RCC-BR) com apoio da Universidade Católica de Salvador (UCSal-BA).

O evento tem como objetivo reunir profissionais representantes das diferentes áreas de conhecimento e professores de Ensino Superior de todo o Brasil, a fim de refletir acerca da aplicabilidade do Ensino Social da Igreja nas áreas de conhecimento, definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Fique atento aos prazos:

  • Submissão de trabalhos: 14/06 a 23/08/2021
  • Notificação de aceite: 10/09/2021
  • Submissão da versão final: 10/10/2021
  • Apresentações: 12 e 13/11/2021

Primeira edição

O Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, aconteceu pela primeira vez, em 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio. O encontro reuniu 110 trabalhos submetidos das nove grandes áreas da CAPES, de 270 autores e co-autores, de 73 Instituições de Ensino Superior e 14 estados brasileiros. Ao final do encontro, foi criada a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) que possui a finalidade de fomentar o tema do humanismo cristão na ciência, e acompanhar pastoralmente os profissionais mestres e doutores e que permanecem nas dinâmicas da Educação Superior.

Humanismo Solidário

O tema do Humanismo Solidário foi escolhido em virtude da necessidade de repensar as competências técnicas e metodologias científicas à luz das dimensões constitutivas da pessoa humana, em respeito à sua dignidade. Esta harmonização entre competências e valores foi descrita como fundamental para a construção de uma sociedade justa, solidária e inclusiva.

Confira aqui o lançamento do Congresso 2021:

Com informações da SBCC

CNBB