Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 25 de setembro de 2021         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 25 de setembro de 2021

Tradicional Festa do Divino Pai Eterno será realizada, pelo segundo ano, totalmente de forma virtual

07/06/2021 . Notícias da Igreja

De 25 de junho até 4 de julho, a tradicional Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, acontecerá de forma virtual sem a presença física dos fiéis para evitar aglomerações e aumento dos casos de Covid-19. O evento será transmitido pelas redes sociais, TVs e rádios.

Com o tema: “Pai Eterno, diante de vós somos todos irmãos”, a festa virtual de 2021, segundo o Santuário Basílica de Trindade, é uma forma especial de possibilitar a manutenção da fé e esperança que move tantos corações a vivenciar essa devoção que tem sua origem em Trindade. Em 2020, a festa foi cancelada devido à pandemia da covid-19 e houve apenas a transmissão pelos meios de comunicação.

De acordo com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre João Paulo Santos, a decisão pela realização da romaria no formato virtual fundamenta o compromisso de fé, que exige responsabilidade com a vida, e na solidariedade com a dor de tantas famílias enlutadas pela perda de algum ente querido.

“Sabemos da proporção que têm a romaria do Divino Pai Eterno, é um dos maiores eventos católicos do Brasil, onde romeiros de todos cantos do país e até de fora dele, acorrem para expressar a sua fé no Divino Pai Eterno. Considerando isso, não queremos e nem podemos promover e incentivar nenhum evento que favoreça a aglomeração e, por consequência, a propagação do coronavirus, colocando a vida das pessoas em risco”, destacou.

Sem Romarias

Foto: Prefeitura de Trindade (GO)

Durante os 10 dias de festividades, Romarias a Trindade estão proibidas. A Prefeitura Municipal vai instalar barreiras sanitárias e educativas e vai contar com o apoio das Secretarias de Segurança Pública e da Saúde do Estado de Goiás para orientação e fiscalização.

Segundo a Prefeitura, está proibido o comércio tradicional da festa, como as barraquinhas e ambulantes, assim como qualquer tipo de evento aberto ao público. Fica proibido também a comercialização de pacotes de turismo e o recebimento de visitantes durante as celebrações.

De acordo com Cristiano Galindo, presidente do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19), a proibição se dá em cumprimento às medidas sanitárias de contenção da pandemia e leva em consideração dados e estudos feitos sobre o atual momento.

A Romaria de Trindade atualmente é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. De acordo com o Santuário, antes da pandemia, a cidade chegava a receber cerca de 6 milhões de romeiros por ano. Em 2019, passaram por Trindade cerca de 3,2 milhões de pessoas nos 10 dias de festividades.

Foto: Afipe

História da devoção

Com mais de 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora.

Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar. Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

A transmissão da Festa do Divino Pai Eterno será pelos meios de comunicação e redes sociais do Santuário Brasília Pai Eterno: paieterno.com.br

Com informações da Afipe e Prefeitura de Trindade (GO)

CNBB